quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Santuário da Penha reúne fiéis para clamar pela paz

O Santuário de Nossa Senhora da Penha reuniu milhares de fiéis para a “Tarde de Oração pela Paz” no último domingo, 26 de dezembro — dedicado à Sagrada Família. Estiverem presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Mário Sérgio Duarte e outras autoridades militares. O objetivo do evento foi clamar pela paz na cidade do Rio de Janeiro. Coube ao Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas Lara Barbosa, presidir a Santa Missa Campal na Concha Acústica.

A programação teve início às 15h com o show das bandas católicas Sinai, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Parada de Lucas; Inspiração Divina, da Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador; e Robinho Ventura e Banda, da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.

O Padre Márcio Queiroz, da Paróquia de Nossa Senhora. do Bonsucesso de Inhaúma, lembrou a importância de recordar o que Deus já realizou:

— Esta tarde de Oração não é apenas para pedir paz , mas também para reconhecermos a paz que Deus já colocou em nossas vidas e em nossos corações, disse.

Na Santa Missa, concelebrada pelo Reitor do Santuário, Padre Serafim Fernandes, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, e por outros padres da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas destacou que “todas as pessoas que trabalham, pregam e contribuem com a paz são perseguidas”. Deu o exemplo do próprio Jesus Cristo, que pregou a justiça e a paz. Ressaltou também que “quando Jesus era criança foi perseguido pelo Rei Herodes e aos 33 anos, morreu em consequência da violência que reinava no coração de alguns dos seus contemporâneos”. O Bispo enfatizou também a “necessidade de despertarmos para a co-responsabilidade, no que respeita ao bem comum e de que não devemos esperar somente do poder público a solução de todos os problemas.”

O Bispo lembrou de pontos necessários para se construir a tão sonhada paz:

— Devemos viver em fraternidade, união, justiça, perdão, esperança, educação e saúde. Há pontos que dependem de nós, outros são função do Estado. Queremos, então, pedir para que os governantes continuem na sua tarefa de pacificação e desenvolvimento do bem-estar social, através da segurança, da moradia, da urbanização e do lazer.

Dom Dimas destacou ainda que as famílias “têm um papel fundamental na mediação de conflitos, na construção da paz, e na disseminação de bons valores que ajudem a construir um mundo melhor”

Após a Santa Missa houve a apresentação de algumas músicas coreografadas pelo Projeto Luar de Dança, com a participação dos cantores Isaias Carneiro, da Comunidade Coração Novo, com a música “Mãe da Penha”, de sua autoria, e Nair Araújo, com as músicas “Romeiro da Penha” e “Subindo a Escadaria”. Jerry Adriani, além de interpretar a Oração de São Francisco e a “Ave-Maria de Gounod”, cantou a música "Oração pela paz de Nossa Senhora da Penha”, composta por ele, no Santuário. Em seguida, Padre Serafim abençoou as velas e disse que “este ato de clamor pela paz simboliza a solidariedade para com este povo sofrido, buscando sempre renovar a esperança em dias melhores”.

O momento mais marcante foi quando os milhares de devotos lotaram a escadaria do Santuário, acenderam velas e rezaram pela Paz.


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro.