quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Festival de presépios enfeita as ruas do Rio



Leanna Scal

Já é possível perceber o espírito do natal pelas ruas do Rio de Janeiro. Isso devido ao “Christmas Festival”, um circuito de presépios em tamanho real, que, pelo segundo ano consecutivo, enfeita as ruas da cidade. O evento está concorrendo a uma citação no "Guinness World Records" como a maior exposição de presépios em tamanho natural a céu aberto do mundo.

Uma das grandes novidades do Festival de Presépios de 2010 são os “Clusters” — arenas que terão vários presépios e outros atrativos, previstos para diferentes pontos da cidade, com o objetivo de facilitar a visitação e permanência do público.

Além de poder admirar a beleza das 31 peças natalinas selecionadas, cariocas e turistas poderão visitar uma vila do Papai Noel, de cerca de seis mil metros quadrados, montada no segundo quarteirão do Jardim de Alah, em Ipanema, e assistir a apresentações culturais perto das obras.

Feitos com estilos, técnicas e materiais variados, como madeira e fibra de vidro, os presépios ficarão expostos em praças, ruas e canteiros de diferentes bairros e comunidades carentes da cidade, entre elas Cidade de Deus e Vidigal. Algumas peças ficarão à mostra individualmente, enquanto outras estarão agrupadas em pequenas arenas.

De acordo com a organizadora do evento, Tânia Lemos, o tema deste ano é "A arte da paz". Para ela, além de evocar o verdadeiro espírito do natal, de difundir a arte para a população, o Festival de Presépios também ajuda a retomar o espírito fraterno da cidade.

- Depois de toda violência que o Rio passou nesses últimos dias, os presépios, que consequentemente tem o lema da paz, ajudam a divulgar a fraternidade, união, família, o verdadeiro aspecto do natal, disse.

Ela destacou que outra novidade para esta segunda edição do evento é o concurso, no qual o artista que criou o presépio vencedor receberá um prêmio de R$ 50 mil reais. A votação popular poderá ser feita pelo site do evento.

Tânia explicou que os presépios terão no mínimo seis peças independentes, com 2,5 metros de altura, que continuarão em exposição em pontos diferentes da cidade do Rio, todos a céu aberto. Um dos destaques da exposição é o presépio gigante de Clécio Régis, feito em parceria com o iluminador Peter Gasper, que ficará exposto no Aterro do Flamengo.

A inauguração do evento será na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, às 17 horas, no Jardim de Alah. O Arcebispo do Rio dará a benção ao evento e, em seguida, o Prefeito Eduardo Paes, inaugurará o espaço. Na ocasião haverá apresentações de música, dança e teatro.

Para conferir a localização dos presépios e a programação da festa acesse o site www.festivaldepresepios.com.br


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro