sábado, 4 de dezembro de 2010

Primeira diretoria da Signis Brasil


A Signis-Brasil, nova associação que reunirá todos os meios de comunicação católicos do País, teve a sua primeira eleição de diretoria na última quinta-feira, 2 de dezembro, durante a XII Assembleia Geral da Unda Brasil e da VI Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR), em Curitiba.

A Signis é a Associação Católica Mundial de Comunicação, com sede em Bruxelas, ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações. A Signis, que a partir de agora contará com a participação do Brasil, já possui parceiros em 130 países. Ela representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não-governamentais.

A primeira presidente da Signis-Brasil é a Irmã Helena Corazza, que deixa a presidência da Rede Católica de Rádio (RCR) — organismo que também fará parte da nova associação. Para vice-presidente foi eleito o diretor da TV Aparecida, Padre César Moreira. O secretário será o gerente da Rádio Aparecida, Antônio Celso Pineli, e o tesoureiro o diretor da Rádio Nova Aliança, da Arquidiocese de Brasília, Padre André Lima.

O presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Orani João Tempesta, acompanhou todo o processo da criação da Signis-Brasil, iniciado há mais de três anos, e saudou a diretoria eleita, garantindo o apoio da CNBB aos trabalhos.

— A nova Diretoria da Signis está entregue em boas mãos, pessoas que conhecem Igreja e a comunicação da Igreja. O próprio advento nos propõe esperança e confiança. A Signis pode contar com a interlocução da CNBB, disse dom Orani.

A nova diretora da Signis, Irmã Helena Corazza, agradeceu a confiança de todos e, remetendo-se a Dom Orani, recordou a importância de um trabalho que vise a comunhão.

— Desde que conheci Dom Orani, em 98, no Muticom de BH, sempre trabalhamos com a comunicação que promovesse a comunhão. É isto que pede a Signis – Brasil, destacou.

Em entrevista exclusiva aos veículos de comunicação da Arquidiocese do Rio, a Irmã explicou que a sede da Signis-Br será em São Paulo e que, neste momento, há um trabalho voltado para a filiação dos variados grupos de comunicação. Ela ainda destacou o foco de trabalho da Associação.

— A Signis é uma associação que tem que trabalhar a convergência dos meios de Igreja, enfatizou.

RCR

A Rede Católica de Rádios (RCR) também elegeu sua nova diretoria. O frei João Carlos Romanini, da Rede Sul, foi eleito presidente. A primeira e segunda vice-presidência ficaram, respectivamente, com Ângela de Morais, da Rádio Imaculada Conceição, e Diego Joaquim Pereira, da Rádio Difusora de Goiânia.

— A história da RCR teve um primeiro momento de criação, com o advento do satélite. Hoje, somos a nova geração da RCR quando o fenômeno midiático exige novo olhar do rádio na internet e da internet no rádio. O grande desafio é descobrir o fenômeno das novas mídias. Não queremos ser concorrentes da Signis, mas somar no foco da evangelização e na missão da Igreja, disse o novo presidente da RCR.

* Foto: CNBB

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro