quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ano Novo com iluminação sustentável no Cristo



Raquel Araujo

Em 2011 o Cristo Redentor receberá um brilho diferente e sustentável. Uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, prefeitura da cidade e a multinacional alemã OSRAM prevê uma nova iluminação ao Monumento, que é uma das sete maravilhas modernas. Na tarde da última terça-feira, 14 de dezembro, o acordo foi oficializado, no Palácio São Joaquim, na Glória.

O projeto visa o controle da intensidade da luz, da velocidade e também do direcionamento de cada projetor. O monumento receberá 300 projetores de LED - tecnologia que atende aos padrões de sustentabilidade. As novas lâmpadas não contêm materiais pesados e não emitem radiações ultravioleta. Segundo o presidente da OSRAM, Roger Michaelis, a mudança na iluminação traz vantagens importantes:

- A iluminação do Cristo era feita com projetores e lâmpadas tradicionais. Com a tecnologia LED será possível ganhar três coisas básicas: economia de energia, flexibilidade — será possível gerenciar o controle de informação através de um simples celular — e simplicidade. É muito fácil o manuseio desse novo equipamento.

Os trabalhos no Cristo devem durar 3 meses e o lançamento da nova iluminação está prevista para o dia primeiro de março, aniversário da cidade. O acordo inclui ainda a reforma de todo o conjunto elétrico ao redor da estátua. O Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, acredita que a nova iluminação do monumento coloca o Rio de Janeiro como uma referência em sustentabilidade.

- O principal monumento do Rio de Janeiro, que é referência e imagem da cidade para o Brasil e para o mundo, está ganhando uma iluminação sustentável. Com essa nova tecnologia, o Rio de Janeiro começa a se tornar uma referência na sustentabilidade.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta destacou a satisfação de iluminar o monumento daquele que é Luz.

- Enquanto monumento, o Cristo necessita ser iluminado, mas enquanto pessoa, ele ilumina a todos. A cidade agradece por esse novo projeto porque vai estar mais bem iluminada, seguindo os padrões sustentáveis.

* Fotos: Carlos Moioli
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro