MATRIZ - HISTÓRIA


Fachada atual de dia
       Com seus 49 anos de existência, a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, vem desenvolvendo sua Missão Evangelizadora em busca da unidade, da comunhão e da participação de seus paroquianos e de toda a comunidade local.  A Paróquia guarda esta denominação, em razão da existência do antigo porto de Inhaúma que ficava nas redondezas, e apesar da Matriz ter apenas 4 décadas, sua história tem exatos 120 anos, quando em maio de 1895 é fundada, por alguns devotos católicos, a Irmandade de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.
Fachada atual de noite

            Alguns anos se passaram e surgiu a ideia de construir o Templo, o que motivou o Sr. Adriano da Rocha Costa e sua esposa a doarem o terreno para a edificação da igreja. No primeiro momento foi construído um barracão de madeira, onde foram celebradas os primeiros atos religiosos, sendo o Templo inaugurado em 25 de março de 1898, mas devido as fortes chuvas, a solenidade foi transferida para o dia 10 de abril. Com o crescimento da região, a Irmandade assume, no ano de 1903, o solene compromisso de realizar em seu Templo, no alto da colina, na Rua Olga, Missas e demais atos litúrgicos todos os domingos e dias santos.
            O desenvolvimento ocorrido no Rio de Janeiro contribuiu com o crescimento do subúrbio carioca em meados do século XX, o que implicou no desejo dos fiéis que a capela fosse elevada a categoria de Matriz.    A partir daí, o Templo passou por grandes reformas e muitas foram as festividades e celebrações para marcar a inauguração das obras. Em 24 de outubro de 1965, foi realizada uma Missa que apreciou a elevação canônica da Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma em Matriz da Paróquia. Embora o decreto de criação da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma seja do dia 24 de junho de 1966, a solenidade oficial foi realizada no dia 03 de julho de 1966, em Missa Solene celebrada pelo então Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara, sendo o primeiro pároco Pe. Miguel Pietrangelo.
            Em 1972 o antigo Templo foi demolido e foram iniciadas as obras da nova Matriz que podemos apreciar hoje. O dia dedicado à Padroeira é 29 de outubro, embora seja festejada o mês inteiro, havendo novena preparatória, Missa Solene, procissão e muitas festividades.
            A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma vem construindo sua história através da fé, da perseverança e da esperança em Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, e junto com toda a comunidade busca ir em Missão levando o Evangelho a todos os que precisam. 
Projeto para os 50 anos


            No dia 25 de junho de 2015, foi aberto oficialmente o ano jubilar e juntos, iremos nos preparar, ao longo desse ano que será de graças abundantes, para os 50 anos que comemoraremos em 2016.


Marca dos 50 anos