terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como melhorar sua participação na Santa Missa





A Missa é o que é central de nossa fé católica. Mais de 40 anos atrás, o Concilio Vaticano II disse que a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força.

A Eucaristia ou a Missa tem uma dimensão e lado humano, portanto, merece uma preparação a fim de lucrar suas graças e benefícios. Veja estes pontos:

1.) Esteja convencido da Importância da Missa, do seu grande valor. Sem ela, a Igreja Católica e apenas mais uma das muitas igrejas cristãs. É a Eucaristia que nos faz ser diferentes, com um valor imenso. A Missa dominical é o ato mais importante da semana. Depois de participar na Liturgia, o bom cristão planejará outras atividades, como, por exemplo, o tempo de lazer ou passeio, uma visita, fazer um trabalho extra que sobrou, etc.

2.) Prepare-se antes da Missa. Chegue 5-10 minutos antes da hora marcada. Pense sobre aquilo que vai fazer: quer rezar por quem? Que faltas e pecados precisam de um “conserto”? Quais as lacunas e deficiências na sua vida? Deve agradecer a Deus por quais dons e sinais de amor já recebidos?

3.) Seja um membro ativo da Assembleia. A Eucaristia não é uma oração particular como rezar o Terço ou uma novena. É o ato oficial do Corpo de Cristo, prestando culto ao Deus Pai. É importante que cada pessoa cante, responda, participe integralmente no culto, pois o Vaticano II nos disse que deve ser promovida uma ativa participação interna e externa dos fieis....plena na celebração comunitária. Santo Agostinho pregou que quem canta reza duas vezes.

4.) Aproveite dos meios de Penitência oferecidos. Uma das grandes finalidades da Eucaristia é pedir perdão de nossos pecados e ofensas. O Rito Penitencial de cada missa, nem sempre bem aproveitado e realizado muito rápido, merece um destaque maior. É tempo para passar o Filme da Vida e identificar as omissões e maus atos que praticamos.

5.) Expresse os seus sentimentos durante as orações. Hoje em dia muita gente gosta de levantar as mãos, ou inclina todo o corpo num engajamento total da pessoa. Uma vez que a nossa Missa é um ponto de Encontro com o nosso Deus Salvador, deve ter muita alegria, arrependimento de nossas falhas, gratidão de tudo que já recebemos, etc. Não somos anjos. Mostre o seu prazer de estar na casa do Senhor.

6.) Escute com respostas na sua mente. Deus me deu uma inteligência para compreender melhor o Seu plano. O estudo da Teologia é a fé buscando entendimento. A capacidade de pensar é uma das atividades nobres do ser humano. Envolve a sua mente no culto de louvor a Deus, pensando nele, e não em outras coisas.

7.) Aproveite bem os momentos de silêncio. É chato passar uma noite inteira ouvindo um outro falar sobre sua vida, seus sucessos e realizações, sem dar um momento para falarmos. O tempo de Oração não pode ser 100% barulho e fala. Pede tempo de interiorização e reflexão. Parece que há membros das Equipes litúrgicas que são neuróticas, com medo do silêncio. É bom fechar a boca e escutar o que Deus quer nos dizer.

8.) Preste atenção aos Visuais usados. A primeira impressão ao entrar numa igreja católica, são todos os sinais e objetos. Veja as imagens de Santos. Vitrais coloridas. Existem 5 cores litúrgicos para acompanhar o tempo do ano. As luzes e enfeites de Natal, o Presépio, A Vigília Pascal, o Andor do Padroeiro da Paróquia. Nossa religião é muito SACRAMENTAL – usamos sinais para revelar a presença e amor de Deus.

9.) Participe nas preces comunitárias. As chamados aS Orações dos Fieis são como o jornalzinho da comunidade, para saber o que está acontecendo. Não reza pelos doentes da paróquia. Reza pelo “seu” João que vai se submeter a uma cirurgia. Não reza pelos pobres e necessitados. Reza pela Dona Alice cuja casa foi incendiada, ou pelo Francisco que está procurando emprego. Não reza pela Paz mundial, mas que haja união e reconciliação entre grupos ou pessoas da comunidade que estão brigadas.

10.) Entre no espírito da Oração Eucarística. Essa prece litúrgica é o ato do próprio Cristo redimindo-nos e salvando. É um ato de gloria e louvor dado a Deus Pai, quando nos colocamos em sintonia com o seu grande projeto na medida que sentamos à mesa para ser alimentados com o Pão da Palavra e o Pão Eucarístico. Comendo o Corpo de Cristo e bebendo o sangue dele, somos absorvidos e incluídos em Sua própria pessoa. A nossa Missa cria um vinculo de Caridade e união entre os Irmãos.

11.) Saiba como oferecer e adorar. Na Cruz, Jesus se ofereceu totalmente a Deus Pai. Ao recriar o Sacrifício da Cruz, nós nos oferecemos ao Pai como filhos e filhas que querem estar em comunhão com Ele. Louvar e adorar são os atos mais profundos e nobres que um ser humano pode prestar ao seu Criador. A Eucaristia é o momento privilegiado alcançar esta função. Existem pessoas que viajam para países distantes, como Jerusalém ou Roma, Aparecida ou Bom Jesus de Lapa, a fim de encontrar lugares considerados santos. Cada missa transforma a barra do dia a dia em ouro. Aquilo que fazemos todos os dias é santificado e transformado. A Liturgia ensina-nos que a simplicidade de pão e vinho geram o Corpo e Sangue de Cristo.

12.) Aceite o que Deus oferece. Há um tipo de Cristão que reza apenas, Venha a nós. Não quer rezar: Seja feita a Vossa Vontade. A missa ensina-me a ser obediente, Há uma diferença entre uma necessidade e um desejo. Não invente coisas como essenciais para a sua felicidade. Deus que nos criou sabe perfeitamente o que é necessário para a nossa felicidade completa e salvação eterna. Não seja cego. Enxergue os sinais de amor que Deus nos dá. 

Fonte: www.catequisar.com.br