quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Plano Inclinado para o Santuário da Penha



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve no Santuário de Nossa Senhora da Penha, no dia 12 de dezembro, para apresentar o projeto do Plano Inclinado, que ligará o Largo da Penha ao pátio do Santuário. A licitação está marcada para o dia 30 de dezembro e as obras devem ser finalizadas em 14 meses.

Com valor estimado em R$ 17, 6 milhões, o projeto consiste na construção de dois planos inclinados sobre trilhos, um com 188 metros e o outro com 58 metros de extensão. O equipamento terá cabine panorâmica, com capacidade para transportar 25 passageiros (1.875Kg), com total acessibilidade para os deficientes físicos. O projeto ainda prevê uma plataforma de chegada, com cobertura em estrutura metálica, pisos revestidos, iluminação e abrigo para as cabines de transporte. A obra vai dar continuidade ao plano inclinado, implantado em 2003 e já em funcionamento, objetivando que o trajeto até o Santuário seja feito todo através desse equipamento.

No escopo do projeto também estão previstas melhorias na estrutura do Santuário, como recuperação das fachadas e telhado, limpeza e pintura da amurada no entorno, recuperação do piso e pintura da grade da escadaria, além da revitalização da área do antigo parque de diversões.

Acompanhado do Secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto; do Secretário de Assistência Social, Rodrigo Betlem; do Presidente da RioUrbe, Marco Antônio; do Presidente da Rio Luz, Henrique Pinto; do Subsecretário Municipal de Habitação, Pierri Batista; do Deputado Estadual, André Correa; do Vereador, Jorginho da SOS; e do Subprefeito da Zona Norte, André Santos; o prefeito Eduardo Paes enalteceu a importância do Santuário de Nossa Senhora da Penha para a cidade do Rio de Janeiro.

— É uma feliz coincidência entregarmos este projeto no momento especial de retomada do território e da paz no Rio. Além disso, o Santuário da Penha representa um marco fantástico na história desta região. Por isso, decidimos melhorar o acesso da população ao Santuário. Em breve, com a chegada do BRT e o teleférico do Alemão chegando ao Complexo da Penha, posso dizer que todos os caminhos do Rio levarão ao Santuário da Penha, com segurança e tranquilidade, afirmou o prefeito, que prometeu uma grande festa de passagem de ano no bairro da Penha.

Reitor do Santuário há 14 anos, Padre Serafim S. Fernandes agradeceu ao prefeito pela formalização do projeto, afirmando que esta era uma necessidade antiga da região.

— É uma alegria muito grande ver a realização de um projeto tão sonhado, em um momento em que o Santuário completa 375 anos de existência. Enfim, posso dizer que teremos um tempo de renovada esperança, comemorou Padre Serafim.



Logo após a apresentação do projeto do Plano Inclinado, Eduardo Paes subiu os 382 degraus da escadaria para participar da Santa Missa, presidida pelo Padre Serafim. No final da Celebração, o padre agradeceu mais uma vez ao prefeito Eduardo Paes pelas recentes melhorias que estão previstas para a região, pediu uma iluminação especial para o Santuário neste tempo natalino — uma iluminação em LED, quando as obras forem concluídas, e ofereceu a ele um banner com a imagem do menino Jesus.

* Fotos: Bruno Oliveira
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro