sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Celebração pelo Dia das Pessoas com Deficiência


Na última quarta-feira, 1º de dezembro, houve a celebração da missa em ação de graças pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na Capela do Edifício João Paulo II, na Glória. O Padre Jayme de Oliveira, assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência, foi o celebrante.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional, promovida pelas Nações Unidas desde 1998, que tem o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e que visa mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas. Aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração dos indivíduos com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural também é uma das metas da comemoração.

As quatro áreas da Arquidiocese que lidam com deficiências estiveram presentes ao evento: Movimento Fraternidade Cristã de Deficientes, Pastoral da Pessoa com Deficiência, Pastoral dos Surdos e representantes do Fórum Permanente.

Durante a homilia, Padre Jayme enfatizou a necessidade de uma conversão de ideias e conceitos sobre a pessoa humana, lembrando que a dignidade de filhos de Deus e de membros do Povo de Deus torna as pessoas inteiras e plenas de possibilidades.

— A sociedade nos exige perfeição e sucesso em todos os momentos da existência. E as pessoas com deficiência desenvolvem e estão muitas vezes mais preparadas para superar desafios e adaptar e transformar realidades, destacou.

Após a Missa, houve sorteios de brindes e a confraternização de Natal.

* Colaboração: Cesar Bacchin

* Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro