sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Grande expectativa para a Festa de São Sebastião


Nice Affonso

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, houve a grande reunião preparatória para a Festa em honra ao Padroeiro da Arquidiocese. “São Sebastião: o mensageiro da paz” percorrerá o Rio de Janeiro por 13 dias.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, esteve presente ao encontro que reuniu o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, o Coordenador de Eventos de Massa, Padre Omar Raposo, o assessor de imprensa, Adionel Carlos, vários membros do clero arquidiocesano e representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, no Edifício João Paulo II, na Glória.

— Quero deixar, aqui, o meu agradecimento pessoal e o da Arquidiocese a cada um que, junto de nós, tem o desejo de, com São Sebastião, fazer o bem à Cidade, destacou Dom Orani, na abertura da reunião.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social recordou o sucesso da novena de São Sebastião do ano passado e afirmou que tudo foi tão bem sucedido porque houve uma verdadeira integração de todas as frentes de trabalho envolvidas, externando, assim, o seu desejo de que nesta edição do evento o mesmo aconteça.

Desta vez, a Arquidiocese do Rio vai vivenciar a Trezena de São Sebastião, a partir do dia 07 de janeiro. A imagem do Padroeiro, acompanhada por um belo cortejo, irá a comunidades carentes e também visitará órgãos públicos, idosos e enfermos. Vai receber homenagens das paróquias e capelas dedicadas ao Santo, de esportistas, de militares e de pessoas ligadas ao mundo do samba.

Um momento muito especial será a visita ao Vidigal, no sábado, dia 8. Quando a Arquidiocese estará celebrando os 31 anos da visita do Papa João Paulo II à Comunidade. O Arcebispo fará o mesmo percurso que João Paulo II, na época, e celebrará missa no local.

A ida à Ilha de Paquetá, no dia 17, também promete muitas emoções, ao recordar a parte histórica. A embarcação, em direção ao seu destino, passará pela Praia do Flamengo e, na altura do monumento a Estácio de Sá, Dom Orani fará uma oração pelos mortos na batalha entre portugueses, franceses e índios, quando da aparição de São Sebastião.

A missa de encerramento da trezena acontecerá no Convento de Santo Antônio, no Centro do Rio, no dia 19. Para a Festa de São Sebastião, em 20 de janeiro, missa, procissão e auto fazem parte do roteiro.

* Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro