quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santuário da Penha recebe mais fiéis após pacificação do Alemão


No último domingo, a Missa das 8h30m da Igreja da Penha atraiu um número maior de fiéis, em comparação aos últimos meses e, em especial, diante da baixa afluência às missas nas duas últimas semanas. Celebrada pelo Padre Elias, a Missa teve a presença de cerca de 30% mais devotos do que o usual, um indicativo da atmosfera mais leve que se nota nas redondezas.

O clima de relativa tranquilidade, fruto das recentes ações contra o tráfico em Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, trouxe à comunidade cristã da Penha uma sensação bem maior de segurança. Foi o suficiente para que famílias inteiras, que há tempos não ousavam frequentar o santuário, se motivassem a expressar novamente sua fé no templo ao alto do rochedo.

A Missa seguinte, a das 10h, concelebrada pelo bispo auxiliar da Diocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, e pelo reitor do santuário, Padre Serafim Fernandes, teve uma presença ainda maior de fiéis, ensejada não só pela pacificação do entorno, mas também pela curta procissão da imagem de Nossa Senhora da Penha de França ao redor da igreja.

- Há um ano e meio os bandidos ocuparam a torre do Santuário da Penha, mas graças à atuação do Padre Serafim, ações como essa nunca mais se repetiram, e as Missas continuaram sendo celebradas normalmente – declarou Dom Antônio Augusto –. Mas, sem dúvida, após as últimas ações das autoridades, estamos recebendo aqueles fiéis que antes ficavam receosos de vir. Esperamos que esse reerguimento do santuário, em seu papel de grande importância para a Diocese, se torne ainda mais intenso nos próximos tempos.

Fonte: www.santoafonsorj.org.br/