segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Paroquianos se formam em Curso de Cinema oferecido pela PUC-Rio

Michel Soares, Pe. Márcio Queiroz e Raphael Freire
Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma

No último dia 07 de dezembro, foi realizada na PUC-Rio a cerimônia de formatura dos alunos do curso de Cinema – Pensamento e Criação, promovido pelo Departamento de Comunicação Social, em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária.

Os paroquianos Michel Soares e Raphael Freire participaram do curso e futuramente realizarão trabalhos na paróquia, envolvendo todo o aprendizado adquirido no curso, que foi organizado em duas etapas. A primeira mais geral, de caráter teórico, forneceu o conhecimento inicial sobre a atividade cinematográfica. Na segunda etapa, a oficina adquiriu uma abordagem mais específica e prática, levando os alunos para uma das atividades previamente escolhida por eles: cineclubismo ou produção.

Michel Soares escolheu o grupo de Produção, onde os alunos realizaram, durante a oficina, vídeos de curta e curtíssima-duração (de 1 a 10 minutos) para serem exibidos, inicialmente, na internet e nos cineclubes das paróquias.
No desenvolver do projeto, foram abordadas as etapas da realização de um filme, da pré à pós-produção, com exibição de obras de referência.









Grupo de Produção nas filmagens do curta
"Catando, Dá!".







Sessão do Cineclube "CineClara" na Paróquia Santa Clara, em Guaratiba, Campo Grande.
Já Raphael Freire, ficou com o grupo de Cineclubismo, onde a metodologia constou de atividades teóricas e práticas necessárias para a criação e organização de Cineclubes. Além disso, foram realizadas simulações de debates e programações relativas à atividade cineclubística. Sugestões temáticas, história do cineclubismo, incluindo a contribuição católica, além de uma seleção de filmes para exibição durante as aulas foram propostas e realizadas com a colaboração dos alunos.

A Coordenação da Oficina foi do Professor Miguel Pereira, Doutor em Cinema pela USP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar, com o apoio do Professor Sérgio Bonato, Mestre em Educação pela UERJ. E foi ministrado pelos professores: Daniel Paes, Flávio Kactuz, Júlia Machado e Ney Costa Santos, todos Mestres em Comunicação pela PUC-Rio. E ainda teve a colaboração da aluna do Mestrado em Comunicação da PUC-Rio, Bruna Brasil.

Assista a Cêrimonia de Formatura no Portal da PUC-Rio Digital:

http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8481&sid=131&tpl=view%5Fintegra%2Ehtm

Raphael Freire