quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bispos do Regional Leste 1 almoçam com o governador


Leanna Scal

Na última segunda-feira, 29 de novembro, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, recebeu, no Palácio das Laranjeiras, os Bispos do Regional Leste 1. Durante o almoço, o governador apresentou pontos centrais do trabalho do seu novo governo. Já os Bispos aproveitaram a ocasião para reivindicar as exigências mais urgentes para a vida da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro.

No encontro também foi marcado o tema operação bem sucedida, no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. Os Bispos elogiaram a operação que levou a paz e a ordem para as comunidades. A reunião começou com as palavras do Presidente do Regional Leste 1, Dom Rafael Llano Cifuentes, que agradeceu o compromisso do governador para resolver a situação da violência no Rio.

Em seguida, foi servido o almoço, que contou com a presença de quase todos os Bispos do Leste 1, do governador, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e de alguns secretários do Estado, que contribuem para a vida da Igreja.

Os Bispos conversaram com o novo secretário estadual de Educação do Rio, Wilson Risolia, sobre a implantação plena do ensino religioso e dedicaram um cuidado particular à questão da educação em geral. O secretário falou que, em breve, sairá um novo concurso para professor de ensino religioso, com mais de 300 vagas, e se mostrou muito disponível a continuar a colaborar com os Bispos.

Como Bispo responsável pelo ensino religioso da pastoral da educação, Dom Fillipo Santoro fez presente as palavras do Santo Padre, que recomendam uma atenção especial, particularmente a partir do acordo Brasil e Santa Sé, sobre o tema do ensino religioso confessionário plural nas escolas do estado. O governador gostou de saber que o Papa está por dentro de uma situação na qual o Rio é pioneiro. Então renovou o compromisso de dar uma atenção especial à educação.

Cabral também garantiu atenção para a ação social, na ligação com as obras da Igreja presentes no Estado, e aos jovens. Isso porque no final do encontro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, falou sobre a possibilidade da realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio. O governador se comprometeu em preparar uma infra-estrutura para uma acolhida digna aos jovens de todas as partes do mundo.

Ao final do almoço, Cabral presenteou todos os Bispos com o último livro do Santo Padre Bento XVI “Luz do mundo”. Ele também pediu a benção para o inicio de seu mandato, para que o governo seja a serviço do bem comum.

Foto: Carlos Magno

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro