segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Feijoada JMJ começou! Veja o que rolou em Jacarepaguá.




No último sábado (19/01) tivemos início a Feijoada JMJ, mais um projeto em prol a construção de nossa Jornada Mundial da Juventude. O primeiro vicariato a realizar a feijoada foi o de Jacarepaguá, no Clube Recreativo Português.  Posso dizer que o que vi lá foi um show de organização e de trabalho em equipe.

Logo pela manhã, assim que cheguei, vi muita gente trabalhando (cerca de 200 voluntários foram convocados), era gente pra tudo que era lado. As paróquias se dividiram em setores, onde eram identificados através das cores das faixas que estavam presas em seus braços. O clima já era de festa, os voluntários arrumavam as coisas e dançavam ao som do grupo Sambandorando que estava passando o som (isso porque ainda não haviam aberto os portões para o público!), panelas e mais panelas chegavam com couve, arroz, farofa, laranjas e a tão esperada feijoada. Na barraquinha de sobremesas, um “mundo de doces” estava à venda para todos os tipos de gosto.

Abre-se os portões, o público se depara com um corredor de agentes do Acolhimento de várias paróquias que estavam recepcionando as pessoas e dando as devidas informações. Uma bancada foi montada também para as inscrições de novos voluntários, famílias que gostariam de se inscrever para acolher peregrinos, também poderia fazer ali na hora.

Uma equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) também montou uma “central de divulgação” onde tudo era postado nas redes sociais em tempo real aos acontecimentos. Tinha ambulância para alguma emergência e policiamento para a segurança do evento, equipe de limpeza impecável (vendo pelo banheiro dos homens que sempre estava perfumado e tinha até sabonete liquido e fio dental, algo raro se levando em conta que era numa quadra de escola de samba).

A equipe do Vicariato de JPA organizaram também um bingo e os grupos jovens da área fizeram apresentações de danças e até um flash-mob animou o público. O evento foi animado ao som de Sambandorando que contou com as participações de Márcio Pacheco, Aline Venturi e Cláudio Castro.
Só tenho que dar os parabéns a todos os organizadores do Vicariato de Jacarepaguá e ficou algo bem claro pra mim, de que a Jornada Mundial da Juventude já começou!

No próximo sábado (26/01) a Feijoada JMJ acontecerá nos Vicariatos Leopoldina (no Cacique de Ramos) e no Norte (na Quadra da Estácio de Sá).



Fotos: Michel Soares e Josery Pantoja