quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dom Orani encontra-se com Bento XVI e fala sobre a JMJ Rio2013




O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) esteve presente no Vaticano durante a audiência geral desta quarta-feira, 23 de janeiro, com o Papa Bento XVI. O Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, encontrou-se com o Santo Padre para alinhar detalhes importantes da Jornada. Segundo o arcebispo, Bento XVI espera vir ao Brasil e está feliz com a realização do evento.

Durante o encontro, Dom Orani apresentou ao Pontífice as ações realizadas em preparação para a JMJ: 

— A visita foi uma apresentação dos trabalhos que fizemos aqui em Roma, tanto por parte da arquidiocese, como pelo Comitê Organizador Local, com os vários tipos de setores que estiveram aqui em reunião com o Pontifício Conselho para os leigos, informou.

Além do COL, estiveram no Vaticano, autoridades civis brasileiras ligadas ao evento: 

— Tivemos uma reunião com os responsáveis pelas viagens papais e com os representantes do governo brasileiro, federal, estadual e municipal que tivessem responsabilidade com as questões de segurança e logística, durante a Jornada Mundial da Juventude, explicou o arcebispo.

Outro assunto durante o encontro com Bento XVI foi o processo de beatificação da menina Odetinha, iniciado no Rio de Janeiro na semana passada  e que, segundo Dom Orani, coincidirá com o Ano da Fé. Além disso, o arcebispo falou sobre o nome do local onde acontecerão alguns dos atos centrais da JMJ: 

— Queremos chamar o local onde será a Vigília e a Missa final da Jornada de Campus Fidei – Campo da Fé. Então, a partir de agora trateremos desse local com este nome, disse.

De acordo com o Arcebispo, o próximo passo é colocar em prática tudo aquilo que foi decidido: 

— De forma especial, creio que o grande trabalho agora é preparar o terreno em Guaratiba que nos próximos cinco meses, precisa estar pronto, e depois poder anunciar oficial toda a programação da Jornada e da visita do Santo Padre, concluiu.


*Fonte: Canção Nova

*Fotos: Vaticano