sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ministério Público lança campanha contra abuso sexual


O Ministério Público do Rio lançou nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a campanha “Quem cala consente”, contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Pelo menos 4 mil denúncias por abuso ou exploração sexual foram feitas no primeiro semestre, segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

De acordo com o Ministério Público, o Disque 127, telefone da Ouvidoria Geral do MP, e o Disque 100 (Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos), são dois canais importantes para queixas de abusos que podem aumentar o número de denúncias e o índice de crianças para tratamento do trauma.

O objetivo da campanha é dar visibilidade social ao tema, no Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, além de difundir os canais de denúncia. Os direitos de crianças e adolescentes têm prioridade constitucional, tendo a sociedade o dever de defender e fiscalizar o cumprimento desses direitos.

O Ministério Público explica que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência sexual já é um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, por isso, não se pode ter medo de denunciar pelo disque 100, ou pelo disque 127. Em ambos os atendimentos, o denunciante não precisa se identificar.

O Disque 127 funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h. Denúncias também podem ser realizadas pela internet. Basta entrar no site do Ministério Público, e clicar no ícone da Ouvidoria. As denúncias podem ser feitas também pessoalmente, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h na sede do Ministério. O endereço é Avenida Marechal Câmara, 370, subsolo – Centro do Rio.

O Disque 100 é gratuito e funciona diariamente entre 8h e 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24h. As denúncias também podem ser feitas pelo site do programa ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Fonte: www.arquidiocese.org.br