sábado, 28 de maio de 2011

Arquidiocese encerra Mês Mariano no Santuário da Penha


Raphael Freire

O Santuário de Nossa Senhora da Penha vai realizar, no dia 29 de maio, o encerramento do mês dedicado à Maria. Uma procissão sairá às 15h da Paróquia Bom Jesus da Penha, e, logo após, uma Missa campal será celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, seguida da coroação da imagem de Nossa Senhora.

Segundo o Reitor do Santuário, Padre Serafim Fernandes, realizar o encerramento do mês mariano na Igreja da Penha significa um momento importante de agradecimento à Maria pela sua intercessão.

— Para nós, é importante realizar essa celebração no Santuário da Penha, pelo fato do mês de maio ser tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora. Além disso, esse mês tem uma carga afetiva muito rica, pois além de comemorar o mês de Maria, temos também o Dia das Mães. Por conta disso, realizar essa solenidade de encerramento se torna muito importante para nós, disse Padre Serafim.

A Missa também será celebrada em ação de graças pela beatificação do Papa João
Paulo II, e em comemoração pelos 80 anos de fundação da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Federação, Marcio Blois Teixeira, o movimento congrega atualmente 61 congregações marianas paroquiais, uma para futuros oficiais da Marinha na Escola Naval, uma no Hospital Colônia de Curupaiti para hansenianos e familiares, e uma congregação na UFRJ, para alunos do ensino superior.


— Nada melhor, na comemoração de nosso 80º aniversário, estarmos juntos para celebrar a Eucaristia, agradecendo a Deus por nossa caminhada, mostrando assim nossa unidade e compromisso com a Igreja de Cristo. E, junto a Nossa Senhora, sentirmos a ternura de Deus, disse o Presidente da Federação.

Além de solicitar a mobilização dos coordenadores regionais que atuam nos Vicariatos, para que os congregados participem desse momento, no Dia Nacional do Congregado, o Assistente Eclesiástico do movimento, Padre Julio César Costa da Silva, também convidou a todos para participar desse momento junto com toda a comunidade arquidiocesana. Também foram realizados convites para que as Federações Marianas irmãs da Arquidiocese e Dioceses vizinhas participem do evento.

Haverá ainda, durante a celebração, a investidura de cerca de 300 Ministros do Acolhimento das paróquias do Vicariato Leopoldina. Para Padre Serafim, que também é Assistente Espiritual dos Ministros da Leopoldina, realizar a investidura nessa data significa valorizar o Ministério do Acolhimento.

— Junto com a coordenação do Ministério do Acolhimento, decidimos realizar a investidura nessa ocasião, em primeiro lugar pela necessidade de termos novos agentes nas paróquias e comunidades. Além de tentar dar visibilidade e valorizar esse ministério, que presta um belo serviço à Igreja, explicou o padre.

O Santuário de Nossa Senhora da Penha fica no Largo da Penha,19, na Penha.

*Fotos: Bruno Oliveira