sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dom Orani é o novo presidente do Regional Leste 1

O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, foi eleito presidente do Regional Leste 1, na noite da última quinta-feira, 12 de maio, na reunião reservada do Regional, durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.

Durante a Assembleia, os Regionais se reúnem para tomar importantes decisões. E pelo voto unânime dos bispos do Leste 1, Dom Orani foi eleito. O Arcebispo recebeu a notícia por telefone, pois estava a caminho do Rio de Janeiro para receber o Prêmio Personalidade e Cidadania 2011.

- Terminando a Assembleia, 90% de todos os cargos foram renovados na CNBB. Eu não podia mais continuar na presidência da Comissão para Cultura, Educação e Comunicação, pois já havia realizado 8 anos de trabalho na CNBB. Uma vez que eu fiquei um pouco mais livre, na reunião do Regional Leste 1, eu fui eleito como presidente, que é uma missão de coordenar todas as dioceses. Agradeço pela confiança dos bispos que votaram em mim. Vamos fazer um trabalho no Leste 1 como faço na Arquidiocese do Rio, disse.

Para vice-presidente foi eleito o bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin; para secretário executivo, o bispo de Duque de Caxias, Dom José Francisco Rezende Dias; e para representar o Regional junto ao Conselho Pastoral Permanente da CNBB, o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, que terá como suplente o bispo auxiliar do Rio, Dom Pedro Cunha Cruz.

Dom Luciano afirmou que recebeu a eleição como um pedido de Deus e que desenvolverá sua missão no Regional em unidade com Dom Orani e Dom José Francisco.

- Não temos projetos ainda. Queremos viver em espírito de comunhão e serviço a Deus, ao Regional e ao povo. Tudo o que Deus mostrar, a gente vai tentar fazer, na comunhão, na fraternidade e com amor ao povo, disse.

O Regional Leste 1 da CNBB congrega todas as dioceses do estado do Rio de Janeiro, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói.

Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias-São João de Meriti, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.

Já a Província de Niterói é composta pela Arquidiocese de Niterói (sede), a Diocese de Campos dos Goytacazes, a Diocese de Petrópolis, a Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.

A história do Regional Leste 1 se confunde com a da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB foi fundada no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Desde então, o Regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Leanna Scal

* Colaboração: Andréia Gripp

Fonte: www.arquidiocese.org.br