terça-feira, 10 de maio de 2011

CNBB tem novos vice-presidente e secretário

Nesta terça-feira, 10 de maio, a CNBB, durante a 49ª Assembleia Geral (AG), elegeu o Arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva para ser seu novo vice-presidente e o Bispo da Prelazia de São Felix (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner para novo secretário geral. Dom José Belisário foi eleito no segundo escrutínio, com 215 votos, e Dom Leonardo Ulrich Steiner no primeiro escrutínio, com 202 votos.

Após a eleição de ontem — quando o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno, já havia sido proclamado presidente com 196 votos — e com as eleições de hoje, fica completa a nova Presidência da CNBB. A posse da nova equipe, que terá mandato de quatro anos (2011-2015), será na próxima sexta-feira, dia 13, na sessão de encerramento da 49ª AG.

Dom Belisário presidiu a Comissão que elaborou as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas ontem pela Assembleia, para o quadriênio 2011-2015. O Documento obteve 271 votos dos 274 votantes. Houve um voto contrário e dois em branco.

O Documento, que tem cerca de 50 páginas e 130 parágrafos, aponta como objetivo geral “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo” .

Comissões

Os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais também devem começar a ser escolhidos ainda hoje. Eles são eleitos com maioria absoluta dos votos no primeiro ou segundo escrutínio. Não havendo escolhido, faz-se um terceiro escrutínio com os dois mais votados no segundo escrutínio.

Serão escolhidos presidentes para as seguintes comissões:

1. Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada;

2. Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

3. Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

4. Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

5. Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

6. Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia

7. Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

8. Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

9. Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação

10. Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

11. Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

12. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação


Biografia do novo vice-presidente

Dom Belisário nasceu em 1945, em Carmópolis (MG). Foi ordenado Padre em 1969 e bispo (2000) em sua terra natal.

Estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais.

Foi vigário Paroquial, Reitor do Seminário Santo Antônio de Santo Dumont (MG), Definidor e Ecônomo Provincial, Professor de disciplinas em nível de 2º grau, professor de Psicologia Educacional em nível de 3º grau, Formador e Mestre de frades de profissão temporária. Antes de ser nomeado Arcebispo de São Luiz, Dom Belizário foi Bispo de Bacabal (MA) de 2000 a 2005.

Seu lema episcopal é: “Invisibilem Tamquam Videns” (Como se visse o invisível) .


Biografia do novo secretário-geral

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 1950, em Forquilhinha (SC). Ele teve sua ordenação presbiteral em 1978, em Forquilhinha, e episcopal em Blumenau (SC).

Dom Leonardo estudou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Filosofia e Teologia da Província Franciscana da Imaculada Conceição, em Petrópolis (RJ).

O Bispo prelado de São Félix já foi professor e orientador educacional no colégio dos Meninos Cantores de Petrópolis; mestre dos postulantes, professor e orientador educacional no Seminário Santo Antônio, mestre dos Noviços e mestre dos Irmãos de profissão temporária, vigário paroquial junto às paróquias de São Benedito, Guaratinguetá, São Paulo Apóstolo, Agudos e São Francisco (todas em São Paulo) e Rodeio (SC). Foi secretário para a Formação e Estudos da Província da Imaculada Conceição, conselheiro espiritual das equipes de Nossa Senhora. Vigário paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Arquidiocese de Curitiba (PR) e professor na Faculdade de Filosofia São Boaventura, da Associação Bom Jesus.

Seu lema episcopal é: “Verbo feito de carne”.

* Fonte e fotos: CNBB

* Fonte: Nice Affonso (www.arquidiocese.org.br)