segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

I Encontro da Pascom do Vicariato Urbano

No último sábado, 26 de fevereiro, na Paróquia Santo André, em São Cristóvão, aconteceu o I Encontro da Pastoral da Comunicação do Vicariato Urbano. O Encontro contou com a presença do Vigário Episcopal, Padre José Laudares, do coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Padre Marcio Queiroz, e do animador da Pastoral no Vicariato Urbano, Padre Julio Cesar Costa da Silva. Também estiveram presentes os representantes das Paróquia de Sant´Ana, Santo Antônio dos Pobres, Santo André, Sagrada Família, Candelária e São Januário.

Padre José abriu a reunião saudando os presentes e reforçando todo o apoio que vem sendo dado à Pastoral desde o início de suas atividades no Vicariato, em 2008, sempre atendendo às diretrizes da Arquidiocese. Ele destacou a criação do blog do Vicariato (http://www.vicariatourbano.blogspot.com/ ) como uma das primeiras atividades da Pascom.

Em seguida, Padre Marcio apresentou a definição e os objetivos da Pastoral da Comunicação. Ele destacou que a Pascom não é uma nova pastoral, mas uma valorização de todas as ações pastorais já existentes. A Pascom vem para fortalecer a unidade e estabelecer laços.

- Todos têm seu espaço e precisam ser valorizados, frisou.

Padre Marcio também explicou que a Pascom deve apresentar assuntos sobre o que acontece ao redor da Igreja, temas ligados à sociedade em geral. Para finalizar, ele informou que essa pastoral passa por dentro de todas as pastorais, movimentos e serviços, informando e informando-se:

- A Pascom é um instrumento conciliador e facilitador da comunhão, concluiu.

Padre Julio apresentou as atividades já programadas que envolvem o vicariato, destacando a importância de mobilização das paróquias onde já está formada a Pascom e o estímulo a ser dado para aquelas que ainda não contam com esse instrumento evangelizador.

Entre as atividades divulgadas, destaque para as oficinas voltadas para a formação dos agentes do Vicariato, que vão acontecer no decorrer de 2011, na Paróquia de Sant´Ana, no Centro, a seguir relacionadas: 09 de abril - Internet e Linguagem 07 de maio - Cineclube 20 de agosto - Espiritualidade 08 de outubro - Meio de comunicar Cristo

Outro evento importante, e que contará com a participação e envolverá os agentes da Pascom de toda a Arquidiocese, é o 7º Muticom - Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será realizado na PUC-Rio, entre os dias 17 e 22 de julho. Um encontro de porte nacional, em que será possível a troca de experiências entre os representantes das diversas dioceses que existem no Brasil, propiciando também a participação em oficinas,cuidadosamente programadas para capacitar, e em palestras com especialistas nas várias áreas da comunicação.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro