terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Folia com Cristo: fé e alegria em ritmo de carnaval


A primeira micareta católica do Rio de Janeiro cada vez faz mais sucesso. Em sua quarta edição, no último domingo, 20 de fevereiro, cerca de 15 mil foliões se divertiram e testemunharam Cristo no clima do carnaval. Em Campinho, sob sol de 40 graus, católicos juntaram a fé com a cultura carioca e deu muito samba.

Antes dos shows, os fiéis participaram da Santa Missa, na quadra da Escola de Samba Tradição, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Duarte, e ainda por diversos sacerdotes.

Ao proferir a homilia, Dom Orani disse que a Celebração da Eucaristia do dia era uma boa notícia e também um desafio. Ele explicou que se tratava de uma boa notícia, pois aquele que segue Cristo tem uma maneira nova de ser.

- Somos chamados a viver conforme a Palavra nos indica, buscando a santidade. Hoje, vocês estão aqui para um momento de confraternização. A música faz parte do jeito de ser carioca. A proposta de viver esse momento é uma forma de perguntar: "como podemos viver a santidade nessa alegria?", direcionou o Arcebispo.



Dom Orani também lembrou o tema da Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Ele destacou a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e orientou os foliões para não jogarem lixo na rua. Insistiu para que, no decorrer do evento, após beberem água, os cristãos pudessem mesmo jogar as garrafinhas nas lixeiras.

Depois da missa, Dom Orani e Dom Antonio Augusto subiram no trio elétrico, que estava localizado na Avenida Intendente Magalhães. Eles desejaram um momento de alegria, fraternidade e responsabilidade.

- Na alegria de sermos amados por Deus, transmitindo a alegria que vem do coração cheio de Deus, desejo uma boa folia para todos, disse o Arcebispo que, junto com o povo, pediu a intercessão do Espírito Santo.

Dom Orani ganhou do organizador do evento, Padre Renato Martins, uma camisa da Jornada Mundial da Juventude. Padre Renato, pediu que os jovens mostrassem a alegria do povo carioca, para quem sabe, o Rio sediar a JMJ em 2013. Ele também cantou um samba composto especialmente para o evento.

A primeira banda a se apresentar foi a Alto Louvor, da Comunidade Shalom de Salvador. No ritmo da música baiana, os foliões louvaram a Deus e se divertiram. Vestidos com abadás, que no evento ganharam o nome de AbáDeus — cuja venda ajudou a pagar o evento — os presentes mostraram que não era preciso álcool e nem drogas para curtir o carnaval.



- Neste clima não é preciso nada para animar, apenas o coração aberto para receber as mensagens que estão sendo transmitidas. Só preciso beber água para hidratar e curtir a folia, disse Neiva Figueiredo, 37 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, na Taquara.

E água não faltou. Atrás do trio, um caminhão vendeu água mineral, e também um caminhão pipa, jogou água a todo o momento para refrescar os foliões.

O vocalista da banda Alto Louvor, Itamar Santos, ficou bem impressionado com a alegria do carioca e disse que, através das músicas católicas, sem sensualidade e sem apelação, era possível mostrar a alegria de ser cristão.



Em seguida, já com o trio elétrico andando pela Avenida tradicional do carnaval suburbano, foi a vez da apresentação da Banda Promessas de Fátima, que cantou noite adentro.

- Esta é a quarta vez que venho ao evento. Fico contando os dias para a Folia... Deveria acontecer mais vezes, desejou Maria Eduarda de Oliveira, 22 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.

O tema principal do evento foi a abertura das comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor, e, também por isso, o Reitor do Santuário do Cristo, Padre Omar Raposo, interpretou músicas que homenageiam o Redentor.

A Folia com Cristo já faz parte do Calendário Arquidiocesano e deu as boas vindas ao carnaval 2011.










Fonte: Portal Arquidiocese do Rio de Janeiro