terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Café Teológico – Campanha da Fraternidade 2011

O Centro de Pastoral Anchieta da PUC-Rio realizará no dia 31 de Março o tradicional “Café Teológico”, com o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 – “Fraternidade e a vida no planeta”; e o lema “A criação geme como em dores de parto” (Rm 8,22).

A Campanha da Fraternidade 2011 reflete a questão ecológica com ênfase nas mudanças climáticas. O público alvo do Café Teológico é toda a comunidade PUC-Rio, mas em especial os estudantes das vinte e quatro graduações da universidade. A ideia é debater os valores do cristianismo e as consequências da deterioração do meio ambiente. As questões que motivarão o debate serão, além da proposta pela Campanha da fraternidade - O aquecimento global é oriundo de processos naturais, ou, devido às grandes emissões de gases de efeito estufa? -, as seguintes: Como os valores cristãos podem colaborar para uma adequação sustentável do meio ambiente? Ser humano e Meio Ambiente, são opostos? Metrópole e meio ambiente. Qual o papel da academia, dos governos e das organizações não governamentais para o desenvolvimento responsável?

Estrutura do debate

Convidados:

Assessor da CNBB para a Campanha da Fraternidade - Pe. Luiz Carlos Dias (a confirmar);

Deputado Federal / RJ - Alessandro Molon;

Coordenadora da Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade- Rosa Lemos;

Ministra do Meio Ambiente - Izabella Teixeira;

Profº Marcelo Mota - Geógrafo e docente da PUC-Rio.

Tempos e regras:

Início previsto para às 12h30min com abertura feita pelo mediador (Anderson Ignacio - Centro de Pastoral Anchieta/PUC-Rio) de 5 minutos.

Apresentação dos convidados. Cada um terá 3 minutos para se apresentar, falar da institução que representa, seus projetos e áreas de atuação.

Tempo de resposta às questões. Cada convidado terá até 15 minutos para responder às perguntas iniciais apresentadas acima.

Perguntas da plenária. Será permitido à plenária realizar de 5 a 10 perguntas direcionadas à todos os convidados, e estes terão 3 minutos para responder.

Tempo aproximado do debate: 2 horas. Após o debate será oferecido o “café” para os convidados e participantes da plenária.

Responsáveis:

Padre Alfredo Sampaio – Coordenador Pastoral; (021) 3527-1349

Anderson Ignacio – Animador Pastoral; (021) 3527-1348

Daniel Luiz – Animador Pastoral; (021) 3527-1347

Camila Campos – Animadora Pastoral; (021) 3527-1046


Pascom do Vicariato da Leopoldina
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro