quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Confraternização após São Sebastião

Após a Festa de São Sebastião, comemorada em 20 de janeiro, a saudade é o sentimento que predomina naqueles que, durante treze dias, acompanharam, pela Cidade, o cortejo ao Padroeiro. Na ocasião, todos os vicariatos foram visitados pela Imagem Missionária, possibilitando a milhares de pessoas participar na celebração dessa data tão importante para a Arquidiocese e para a cidade do Rio de Janeiro.

A gratidão também foi um sentimento marcante. Gratidão do povo a São Sebastião pelas graças alcançadas e também um agradecimento especial foi feito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a realização dos 14 dias de festa.

Na noite da quarta-feira, 26 de janeiro, o Arcebispo ofereceu um jantar de confraternização no Edifício João Paulo II. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com as imagens captadas pela TV WEB Redentor, durante os dias da trezena. Em seguida, Dom Orani fez o agradecimento.

- Fomos testemunhas das maravilhas que Deus proporcionou a todos nós que participamos da trezena, onde numa grande missão popular percorremos comunidades, paróquias, órgãos públicos e instituições de assistência e promoção social. Agradecendo por sua presença, disponibilidade e dedicação, peço a Deus que o abençoe e que São Sebastião nos inspire a buscar e viver a paz e a fraternidade na sua cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro desejou o Arcebispo.

Durante o jantar, militares, agentes da Pastoral de Comunicação, guardas da Imagem, coordenadores do evento, todos em clima fraterno, falavam sobre a oportunidade que tiveram de conhecer mais de perto a cultura do carioca e experimentar a diversidade existente.

Devoção a São Sebastião

- A gente chegava às comunidades e as pessoas nos acolhiam como se fossemos da própria família. Muito emocionante ver a fé em são Sebastião que une os cristãos. Foi algo que vou levar para a vida inteira, disse Silvia Souza, agente da Pascom do Vicariato Oeste.
- Trabalhar para a Igreja foi uma novidade extremamente gratificante, que quero desempenhar sempre, afirmou o Inspetor Urbano, da CORE, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que trabalhou como Batedor no evento.

- Fazer um trabalho para São Sebastião é se dedicar em algo que está no meu coração, é um trabalho feito com amor. Agora que acabou estou sentindo falta. Fiquei emocionado ao perceber, com aquelas demonstrações carinhosas, a fé e a devoção do carioca, disse Nonato Trinta, 54 anos, chefe da Guarda de São Sebastião.

- Para mim, foi muito bom ver as famílias reunidas na Trezena de São Sebastião e retratar toda a devoção e a emoção das pessoas dos fiéis. Na Procissão, no dia 20 de janeiro, foi incrível. Mesmo debaixo do sol daquela tarde de quase 40 graus, muitas pessoas foram prestar sua homenagem a São Sebastião, disse Renato Francisco, 19 anos, agente da Pascom do Vicarito Sul.

- Um momento que marcou foi o retorno final da Imagem para a Igreja dos Capuchinhos. Eu senti a energia da fé do povo. Como guarda foi possível observar a devoção do povo. Guilherme do Nascimento, que foi, pela primeira vez, guarda de São Sebastião.

*Fotos: Beth Brandão e Pascom Vicariato Leopoldina

Fonte: Portal da Arquidiocese