terça-feira, 25 de setembro de 2012

Nossa Saúde: Reduzindo os doces da dieta



A vontade de comer doces está diretamente relacionada ao aumento da produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando estamos tristes ou por algum motivo os níveis deste hormônio estão em baixa em nosso organismo, sentimos vontade de comer alimentos doces. Por isso diminuir o consumo de doces torna-se tão difícil. No entanto, é de extrema importância controlar essa vontade que pode colocar em risco toda a nossa dieta.

Em um primeiro lugar é necessário saber em que momento do dia esse doce está sempre presente. No final do dia? Depois das refeições? Quando você está muito cansada ou irritada? Se conseguir entender a relação entre o doce e a recompensa causada fica bem mais fácil ficar sem ele. Por exemplo, se sua rotina é estressante, o doce pode estar relacionado com um momento de prazer no seu dia, e dessa maneira, você acaba ficando dependente de um docinho para liberar um pouco do estresse. No entanto, uma boa solução nesse caso é praticar exercício físico, ele também irá liberar substâncias relacionadas ao prazer, causando a mesma sensação de bem estar.

Algumas pessoas preferem excluir de maneira radical os doces da dieta, no entanto, essa não é a forma mais correta. A abstinência por doces poderá causar um grande consumo no futuro. O ideal é diminuir o consumo de forma gradual, assim, a substituição do alimento é naturalmente feita. Comer de três em três horas também ajuda a controlar a vontade por doces, uma vez que, ficar longos períodos em jejum faz com que os níveis de glicose do corpo fiquem baixos, gerando assim, a necessidade de consumir carboidratos e açúcares.

Outro erro é diminuir a quantidade dos alimentos das refeições para poder abusar nas sobremesas. Nessa troca é levada em consideração apenas a quantidade de calorias, deixando de lado as vitaminas e minerais necessários para manter nossa alimentação equilibrada provenientes da refeição.

Hoje, é possível incluir alimentos doces em sua dieta sem apelar para os bolos e tortas pouco saudáveis. Opte por frutas frescas ou desidratadas, chocolate amargo combinado uma fruta, leite com aveia, mel e canela, balas de algas, geleia light com torrada e cookies integrais são algumas opções.


Bruna Pinheiro
Nutricionista do Dieta e Saúde
CRN3 35001/P

*Fonte: Dieta e Saúde