sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Festival Halleluya”: alegria plena e permanente em Deus

Raphael Freire

 
Depois de reunir mais de 2 mil jovens entre os dias 21 e 23 de setembro, no Clube América, a Comunidade Católica Shalom, em unidade com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, vai realizar, no próximo final de semana, dias 29 e 30 de setembro, das 14h às 23h, na Quinta da Boa Vista, o “Festival Halleluya”. Em sua segunda edição na Cidade Maravilhosa, o Festival, que é uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude, quer ser um sinal de paz para a cidade do Rio de Janeiro.

Shows, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops, cursos e ações sociais fazem parte da programação do evento, que traz como novidade a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19) –, do qual participarão artistas que se apresentarão nos dois dias do festival.

Para a Diretora Artística do evento, Giselle Azevedo, o Festival de Dança representa uma oportunidade para grupos de paróquias e comunidades mostrarem como usam a dança para evangelizar.

— Queremos fomentar a produção cultural e artística, no sentido de revelar talentos na dança e o potencial evangelizador, disse.

Já estão confirmadas as presenças dos cantores católicos: Dunga, Márcio Pacheco, Suely Façanha, Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme, Davidson Silva e Padre Omar, e das bandas Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor, entre outros. O ballet de Santa Teresa, o espetáculo “Canto das Írias” e o grupo finalista do Festival de Dança Halleluya também se apresentarão durante o encontro.
— O Festival Halleluya trata-se de um dos grandes eventos desse país e, por providência de Deus, acontecerá pela segunda vez em nossa Cidade Maravilhosa. Halleluya é o cântico de exultação da juventude carioca, abençoada pelo Redentor. (...) Terei a alegria de participar desta edição, juntamente com a banda Cristo Redentor, que vai conduzir a parte instrumental da minha apresentação musical, contou Padre Omar.

Quatro workshops sobre as artes na Igreja também serão realizados no Festival, todos no sábado, dia 29 de setembro. São eles: música e liturgia, com integrantes da banda Missionário Shalom; técnica vocal, com a cantora Olívia Ferreira; espiritualidade do ministro de música, com a cantora Suely Façanha, e unção e uso dos carismas na arte, com o cantor Davidson Silva.

Além da programação cultural e dos workshops, o Halleluya Rio 2012 também trará formações com temas atuais para a juventude. Serão quatro cursos e uma mesa redonda: "Coragem de ser Católico – Ousadia e alegria na vivência da fé católica hoje", “Tudo e mais um pouco sobre a JMJ”, “10 motivos para defender a vida” e “Curado para o amor”. A mesa redonda terá como tema a JMJ Rio2013. De acordo com a Coordenadora de Cursos do Festival Halleluya, Hannele Boell, o objetivo é conhecer a JMJ, tirar dúvidas, trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.
— Os cursos foram pensados com o objetivo de levar o jovem a questionar a sua vida, diante dos desafios apresentados a ele neste tempo histórico. Atualmente, viver a fé de forma coerente e fiel aos valores do Evangelho é desafiante para todo católico. Inseridos nesta sociedade como sal e luz, os cristãos devem revestir-se da virtude da coragem para enfrentar as dificuldades que desafiam a sua fidelidade a Jesus Cristo. Algumas características de um cristão que busca crescer nessa virtude são a busca pela santidade, a radicalidade evangélica, a violência de coração, a ousadia (“parresia”) e uma profunda vida de oração marcada pela ação do Espírito Santo, tal qual os Apóstolos no dia de Pentecostes, afirmou Hannele.
Promoção humana e social completam o evento

A promoção humana e social também será uma marca do Festival. Em parceria com a “Ação de Amor do Cristo Redentor”, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos, atividade física, riscos do tabagismo, álcool e drogas, nutrição, saúde bucal, teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros. A ação acontecerá das 13h às 17h30min, nos dois dias de evento, e os serviços serão oferecidos gratuitamente.

— Através do projeto, o Cristo Redentor continua suas visitas às várias regiões da cidade do Rio de Janeiro levando alegria, paz e cidadania. Estaremos prestigiando este grande evento de arte, dança, música e evangelização, que é o Festival Halleluya, levando parceiros sociais – Universidade Veiga de Almeida (UVA); Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT); Instituto Reciclarx; Prefeitura Municipal; Coordenadoria de Dependencia Quimica –, para o atendimento de crianças, jovens e adultos que estiverem presentes, informou a Coordenadora do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, Silvia Helena Gonzaga.
Considerada uma das atividades principais do Festival, as Missas serão celebradas nos dois dias do evento. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presidirá a Celebração Eucarística no domingo, dia 30 de setembro, às 15h. Haverá no local ainda um espaço denominado “Tenda da Misericórdia”, reservado para Adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.

— As minhas expectativas para o Halleluya são as melhores possíveis. Com toda a certeza, nós, jovens, veremos muito louvor, oração, alegria e comunhão entre irmãos no Festival. Tenho certeza de que será muito bom, assim como foi no ano passado, destacou a jovem Tatiane Maria, da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso.

O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Nasceu em 1997, na cidade de Fortaleza, onde este ano bateu recorde de público recebendo 1,17 milhão de pessoas. O evento coroou as atividades de comemoração dos 30 anos de existência da Comunidade Católica Shalom. Atualmente, o Halleluya é também realizado em diversas capitais do Brasil e em alguns países como Israel, França, Inglaterra, Itália.

A Quinta da Boa Vista fica na Avenida Pedro II, s/nº - São Cristóvão. Informações no site
www.festivalhalleluya.org .

* Fotos: Aldo Marques e Gustavo de Oliveira