terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nossa Saúde: Prefira os chocolates com 70% de cacau



Na antiguidade, o cacau - matéria prima para a produção do chocolate, já era um alimento em destaque usado pela civilização Asteca. Quando descoberto pelos colonizadores da América foi levado para a Europa, onde mais tarde ficaria conhecido na forma de tabletes sólidos de chocolate, sendo classificado como guloseima.

Durante algum tempo o chocolate viveu dias de declínio, como vários outros alimentos, e foi considerado vilão, porém, ele parece ter saído da lista dos maus alimentos e passou para a de alimentos benéficos à saúde.

 Esses benefícios estão mais presentes nos chocolates amargos e escuros, o segredo está na maior quantidade de cacau em sua composição, deixando esses tipos de chocolates com alta concentração de flavonóides, substâncias que são encontradas no cacau, que conferem proteção contra doenças cardiovasculares por possuírem ação antioxidante, impedindo assim, a formação da aterosclerose.

 As placas de aterosclerose são depósitos de gordura que se formam no interior das artérias. Elas diminuem o tamanho dos vasos, aumentando a pressão arterial, também podem formar trombos e levar ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infartos.

Os flavonóides, então, agem impedindo a formação dessas placas e protegem, assim, nosso coração. Por meio de outro mecanismo, eles aumentam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural, que em nosso corpo causa o relaxamento dos vasos sanguíneos, levando a diminuição da pressão arterial.

Outros benefícios do cacau: ele melhora nosso sistema imunológico e protege nossos neurônios dos efeitos dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento das células.


Veja os tipos de chocolate e a sua composição:

Chocolate ao leite
O chocolate tradicional, ou ao leite como é conhecido, é preparado com pasta de cacau, açúcar, leite e leite em pó evaporado ou condensado. Tem um sabor mais suave, sendo ele o mais consumido.

Chocolate branco
O chocolate branco é feito apenas com a manteiga do cacau, açúcar e leite.


Chocolate meio amargo
Para ser produzido é utilizado 50% ou mais de cacau, pode ser adicionado ou não leite no seu preparo, o gosto é suavizado pela presença de pouco açúcar.

Não esqueça: somente os chocolates com alto teor de cacau podem trazer esses benefícios. Prefira os chocolates com 70% de cacau, ou seja, os chocolates amargos e escuros. O chocolate ao leite e o branco possuem quantidades mais baixas de cacau, e por isso tem menores benefícios na saúde. E lembre-se, mesmo o chocolate amargo deve ser consumido com moderação, por isso, não exagere!
  
Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001/P

* Fonte: Dieta e Saúde