sexta-feira, 6 de julho de 2012

Teleférico: 1 ano de mudanças para o bairro de Bonsucesso e seus moradores.

Michel Sores 


No próximo domingo, dia 8 de julho, o primeiro transporte de massa por cabos do Brasil, o Teleférico do Alemão, estará completando 1 ano, cuja primeira estação fica em Bonsucesso. Não foi só a paisagem que mudou com a construção do novo meio de transporte, mas a vida dos moradores das comunidades do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras, onde ficam as estações.


— Para chegar lá em baixo antes do teleférico era muito complicado. Nós tínhamos que pegar uma Kombi e isso demorava mais de 30 minutos. Agora só levo uns 10 minutos pra descer a comunidade, disse Maria de Lourdes, moradora do Alemão.

Os moradores das comunidades, ainda têm o direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta), onde bastam se dirigir a primeira estação que fica em Bonsucesso, onde tem um posto do Rio Card e fazer o cadastro.

- Consigo fazer uma bela economia no final do mês se levar em consideração o valor que não gasto para ter que descer e depois subir, afirmou Sr. Antônio dos Santos, morador da Comunidade do Itararé.

Segundo o último levantamento do Governo do Rio, até abril de 2012 o teleférico já atendeu mais de 2 milhões de passageiros. Em média 10 mil pessoas usam esse meio de transporte diariamente, por meio de 52 gôndolas ou bondinhos (como os moradores chamam), com capacidade para 10 pessoas cada.

Atualmente o teleférico funciona de segunda a sexta-feira, das 06h às 21h, sábados, das 08h às 20h, e domingos e feriados, das 09h às 15h. A tarifa unitária é de R$1,00.

Fotos: Internet.