terça-feira, 3 de julho de 2012

Nossa Saúde: Faça das refeições em família um hábito

Segundo pesquisa, jovens que se alimentam em família adquirem melhores hábitos alimentares.

Um novo estudo afirma que apesar de se sentar para comer em família possa parecer chato para as crianças, isso traz muitos benefícios futuros.

Pré-adolescentes em transição para a adolescência que tem o costume de realizar refeições em família possuem uma dieta com mais qualidade, e uma boa dieta pode se tornar um hábito que será levado para a idade adulta.

O estudo foi realizado com 303 meninos e 374 meninas, estudantes do subúrbio e de escolas públicas de St. Paul/Minneapolis (no estado de Minnesota, EUA). Eles preencheram questionários entre 1998 e 1999, quando tinham entre 12 ou 13 anos. Após 5 anos, eles completaram outro questionário.

Os pesquisadores analisaram dados sobre o peso dos adolescentes e o que eles consumiam, fatores que podem afetar a saúde.
As refeições em família aconteciam 5 ou mais vezes por semana, mas com o passar do tempo, esse número foi diminuindo. Enquanto na pré-adolescência essas refeições eram comuns entre 60% dos jovens, quando adolescentes o número caiu para 30%.

Segundo os pesquisadores, quem realiza refeições em família geralmente come nas horas certas, não pula o café da manhã ou o jantar e ingere mais alimentos ricos em cálcio, fibras e nutrientes variados. Eles também afirmam que dos 12 anos até a adolescência é um dos períodos mais dinâmicos de desenvolvimento na vida de uma pessoa, e bons hábitos adquiridos nessa fase poderão durar para sempre. 
Fonte: 
Journal of Nutrition Education and Behavior