quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pai e filho cariocas compõem a música da CF 2013

Raphael Freire

O hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2013 já foi escolhido e aprovado pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). No ano em que se realizará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) no Brasil, a CF terá como tema: “Fraternidade e Juventude” e como lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

O processo de escolha do hino passou por dois momentos: concurso para a letra e concurso para a música. E em maio deste ano, representantes das Comissões de Liturgia e Juventude, maestros convidados e o secretário geral da CNBB escolheram a composição musical dos cariocas Gil Ferreira Santos e Daniel Victor Santos, respectivamente pai e filho.

Professor e locutor, Gil Ferreira participou durante 35 anos da Pastoral da Comunicação como locutor da Santa Missa em Seu lar, na Rede Globo, e em rádios como a Rádio Carioca. Atualmente é Coordenador de Ensino Religioso e de Pastoral, no Colégio São Paulo, onde trabalha sob a orientação das Irmãs Angélicas de São Paulo. Além disso, participa da Missa semanalmente na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana. Já seu filho, Daniel Santos, é administrador de empresas e durante o tempo que estudou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) participou do Centro de Pastoral Anchieta, que tem como missão ajudar a comunidade universitária, em especial os jovens, a integrar e compatibilizar as rotinas de estudo e trabalho à fé católica.

Desde o ano de 2000 – quando o tema da Campanha da Fraternidade trabalhou o ecumenismo –, Gil Ferreira participa dos concursos fazendo melodias. De acordo com o ganhador da composição musical da CF 2013, o tema deste ano motivou ainda mais sua participação, devido ao seu trabalho de professor e sua ligação com a juventude.

— Mostrei o início da música ao meu filho e parceiro e juntos fomos melhorando a melodia e fazendo os ajustes na letra. Depois foi só conter a ansiedade, até sair na Internet o resultado final. Este ano, graças a Deus, o anúncio veio antes, quando o Padre José Carlos Salla nos ligou dando a notícia. Foi uma alegria só e valeu a persistência! Foi uma satisfação muito grande sobretudo porque eu, particularmente, vinha tentando há muito tempo. O Daniel foi pé quente, pois foi a primeira vez que se animou em compor comigo, embora tenha sempre feito comigo as gravações para o concurso, contou Gil Ferreira.

Os compositores afirmaram ainda que o tema da Campanha, “Fraternidade e Juventude”, e a letra de Gerson Cezar Souza – ganhador do concurso para a letra da CF 2013 – foram as inspirações para a composição musical da dupla. Eles falaram ainda da emoção de terem, no próximo ano, sua música sendo executada pelas Igrejas do Brasil inteiro, através da Campanha da Fraternidade.

— É uma felicidade sem explicação. Vai ser muito gostoso ouvir a comunidade cantando uma música feita por nós para louvar a Deus, meditar sobre as esperanças da Igreja e cantar os sonhos e anseios da juventude. Deus nos deu este presente. Estamos profundamente agradecidos. E louvado seja Deus, disseram pai e filho.

Gil Ferreira e Daniel Santos também destacaram a alegria de compor uma música sobre a juventude no ano em que o Rio de Janeiro sediará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O jovem Daniel lembra com emoção de sua participação no coral que cantou para o Papa João Paulo II, no Aterro do Flamengo, em 1997.

— Música, secular ou sacra, sempre foi um tema habitual em nossa casa. Além disso, desde muito jovem tive aulas de violão com meu pai. No colégio, junto com outros colegas, animava as missas, celebrações, etc. Um momento muito especial foi ter feito parte do coral que cantou para o Papa João Paulo II, junto às centenas de milhares de fiéis no Aterro do Flamengo. (...) Essa será a nossa humilde colaboração para esse evento tão importante para a Igreja mundial e, particularmente, para o Rio de Janeiro. Esperamos que a música seja útil também para animar a juventude durante a Jornada Mundial, afirmou Daniel Santos.

Desde muito cedo Gil Ferreira teve um contato próximo com a música sacra, seja através das aulas, pelo canto coral ou por ter participado da Schola Cantorum do Seminário. Mas, para ele, o mais importante, até hoje, foi participar do Curso de Canto Pastoral, onde tem aprendido muito ao longo dos anos.
Gil Ferreira também compôs o Hino do 7º Mutirão de Comunicação (Muticom), realizado em 2011, na PUC-Rio. Ele ressalta que ter feito a composição para o Muticom contribuiu para a nova composição para a CF 2013.

— Confesso que eu não esperava ter a minha música escolhida para animar o Muticom. Aliás, foi uma composição feita, literalmente, em mutirão. Várias pessoas contribuíram para a construção da letra e, sobretudo, para o enriquecimento da melodia, que contou com os arranjos primorosos do Paulo Lima e a interpretação inspirada do Padre Omar Raposo. Ela contribuiu para a nova composição porque me deu mais confiança, embora tenham ritmos e objetivos diferentes, explicou.

Felizes por representarem a Arquidiocese do Rio de Janeiro em uma campanha nacional, pai e filho falaram da experiência de compor em família.
— Daniel é melhor instrumentista do que eu, tem melhor ouvido. Às vezes, eu tenho a inspiração musical mas não consigo encontrar alguns acordes mais elaborados. Ele me ajuda muito a reunir os elementos isolados, ordená-los em determinados padrões e chegar num resultado coeso, numa peça única, homogênea, disse Gil Ferreira.

— Fica mais fácil compor em família até para discordar ou concordar com um ou outro verso ou frase musical. É enriquecedor para a relação familiar, além de ser motivo de orgulho, afirmou o filho Daniel.

Os dois também contaram quais são os planos para o futuro:

— Como dizem as pessoas, arte é mais transpiração do que inspiração. Ouvir as pessoas louvando a Deus através da nossa música e ver a nossa música agir como instrumento de Deus na vida das pessoas vai ser maravilhoso e muito gratificante. Vamos nos dedicar ainda mais a essa missão. Se Deus quiser, teremos muitas outras alegrias, como foi a com a da música do Muticom e com o hino da CF2013, disseram.

Conheça a música. Faça aqui o download da partitura: Hinocf2013.pdf

* Fotos: Arquivo pessoal