terça-feira, 17 de julho de 2012

Nossa Saúde: Uma dieta rica em açúcar pode causar acne?

A relação entre açúcar, índice glicêmico e acne investigada por cientistas.

A relação entre dieta e acne sempre foi um assunto controverso, e até o momento nenhum estudo mostrou-se conclusivo, principalmente em relação açúcar.
Nos últimos anos, foi descoberto que o que importa não é o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue.

Alimentos com índices glicêmicos altos são capazes de elevar os níveis de glicose rapidamente, levando o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que podem estimular a produção de óleo e inflamar a pele.

Para avaliar esta teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.

Ao final do estudo, os participantes do grupo da dieta baixo índice glicêmico tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo controle. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres, os hormônios masculinos conhecidos por causarem acne.

A conclusão até o momento é que existem algumas evidências de que alimentos ricos em açúcar podem piorar a acne, porém mais estudos são necessários para aprofundar o conhecimento destas relações.
 
Fonte:  New York Times