segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nosso Bolso: Aprenda a renovar o guarda-roupas sem dívidas.

Sem dúvida, a meta mais difícil para a maioria das mulheres, é entrar e sair de um shopping Center sem comprar uma peça de roupa ou um calçado. Deixar o cartão de crédito em casa então, nem se fala.

Nesse caso existem duas importantes questões que devem ser feitas:

  • Eu preciso mesmo desse produto?
  • Eu estou preparada para bancar mais esse valor na fatura do meu cartão?

Uma coisa é certa.  A conta vai chegar. Mesmo que a fatura seja desviada, e não chegue em sua caixa de correspondência, a conta vai continuar existindo. Não adianta se lamentar depois. Não se esqueça de que para manter o orçamento em dia, as prioridades são controlar os gastos e pagar sempre o valor total da fatura, para não cair nos juros.

Se você viu o produto ofertado na vitrine e quer de qualquer maneira consumi-lo, não tem problema. Desde que você mantenha um controle, ou seja, somente tome esta decisão se você realmente estiver com o seu orçamento em dia.

Outra dica importante, para as mulheres que compram pelo menos um par de sapatos para combinar com a cor da nova roupa. Procure comprar um calçado que combine com diversas cores de roupas, os chamados coringas. Você vai fazer um bem enorme para o seu orçamento.

Se você tem poucas roupas, e se incomoda com fato de ter que repeti-las, evite comprar peças de cores marcantes, compre peças curinga em cores neutras e transforme o look com acessórios.

                                                                                        
Trocas e brechós

Uma boa pedida para quem quer renovar o guarda-roupa gastando pouco são os brechós e bazares, em que podem ser encontradas peças em bom estado, muitas com pouco ou nenhum uso, e preços bem mais acessíveis.

Outra forma de adquirir peças novas sem gastar é tornar-se adepta dos bazares de troca. Você pode organizar uma reunião com as amigas para realizarem as trocas ou procurar eventos deste tipo que já existem, inclusive os que são organizados virtualmente. A prática dos encontros de trocas de roupas já é bastante conhecida entre as inglesas e norte-americanas. Chamados de clothing swap, esses bazares às vezes são organizados até por empresas especializadas. Por aqui, a moda vem chegando aos poucos.

A prática dos encontros de trocas de roupas já é bastante conhecida entre as inglesas e norte-americanas. Chamados de clothing swap, esses bazares às vezes são organizados até por empresas especializadas. Por aqui, a moda vem aos poucos sendo aderida por muitas brasileiras.

O site Moda que Muda é uma das opções para quem ainda não sabe como começar.  Na página existe o item E-bazar, em que um grupo de amigas se inscreve e a equipe do site filma tudo que acontece. Primeiro é sorteada a ordem de quem tem direito a escolha da peça, que está exposta em uma arara junto com as outras.  Cada uma escolhe uma roupa por vez. O restante pode ser doado ou então fica de presente para quem quiser. Mas nada impede de vocês combinarem outras formas.
* Com informações do Finanças na Balança.