terça-feira, 10 de julho de 2012

Nossa Saúde: Vitamina C pode ajudar a prevenir gota.

Estudo mostra que vitamina C vinda tanto de alimentos quanto de suplementos pode prevenir gota.
 
Pesquisadores descobriram que os homens que apresentaram alto nível de consumo de vitamina C vinda de alimentos e de suplementos tinham até 45% menos probabilidades de desenvolver a doença do que aqueles que apresentaram níveis mais baixos.

A vitamina C é encontrada naturalmente em vários alimentos, como por exemplo, alguns tipos de frutas, principalmente as cítricas, ou no brócolis e, muitas vezes, é ingerida em forma de suplemento alimentar.

O pesquisador Hyon K. Choi e seus colegas afirmaram que outros estudos já haviam sugerido que a vitamina C poderia prevenir gota pela redução dos níveis do ácido úrico (substância que deve ser jogada fora pela urina) no sangue. O aumento do ácido úrico pode levar a formação de cristais, que ficam depositados no organismo, levando à dor, inflamação e inchaço.

Os pesquisadores analisaram 46.994 homens saudáveis, num período entre 1986 a 2006. Foram respondidos questionários detalhados sobre a vitamina C ingerida através de dieta e/ou suplementos a cada quatro anos. Durante o período do estudo, 1.317 novos casos de gota foram diagnosticados entre os participantes.

Os resultados mostraram que quem possuía maior nível de ingestão de vitamina C apresentava menores riscos de desenvolver gota do que outros. Por exemplo, homens com uma ingestão de vitamina C equivalente a 1500 miligramas ou mais por dia tiveram um risco 45% menor de adquirir a doença em comparação com os que tinham um consumo de vitamina C inferior a 250 miligramas por dia.

Quase todos os homens consumiam mais de 500 miligramas de vitamina C por dia tomavam suplementos. Os pesquisadores descobriram que para cada 500 miligramas de vitamina C o risco de gota foi reduzida em 15%, logo, eles sugerem que ingerir vitamina C em quantidades semelhantes as do estudo (menos de 2000 miligramas por dia) pode ser uma maneira segura e eficaz de prevenir a gota.
 
Fonte: Archives of Internal Medicine