segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estreia de Nova Coluna: Nosso Bolso. Desconto falso: você sabe o que é isso?

Os grandes centros comerciais são redutos de consumidores a garimpar produtos, roupas e presentes para suas casas, familiares e amigos.

Vitrines ilustradas com letras garrafais e cores fortes escondem uma velha armadilha de consumo. Iludidos com descontos falsos, os compradores acabam levando para casa itens que não necessitam e com o preço original, inflado e com um desconto ilusório embutido.

Em compras realizadas pela internet também podem ocorrer estes problemas. Algumas lojas inflam os valores dos seus produtos para que os descontos pareçam mais vantajosos.

Para não cair neste golpe, faça uma pesquisa dos preços originais na internet. As maiores redes de lojas varejistas costumam catalogar o preço dos seus produtos em seus sites. Pesquise o produto desejado em pelo menos três lojas.

Quando possível, escolha sempre como opção o pagamento à vista. O pagamento em dinheiro traz sempre a possibilidade de se pagar menos. Essa é a melhor maneira de evitar o endividamento excessivo e deixar de correr o risco de sujar o nome na praça.

Não se esqueça que quanto maior o número de parcelas, maiores são os juros embutidos, mesmo que se peça pelo parcelamento sem juros, eles estão lá, embutidos nas prestações sem que o consumidor perceba à primeira vista.

Quando entrar em uma loja, leve apenas o que se dispôs a comprar. Não caia na armadilha do consumismo. Pesquise e não se empolgue.