quarta-feira, 23 de maio de 2012

Operação Sorriso realizará cirurgias gratuitas no Rio


Raphael Freire 

Resgatar o direito de sorrir, essa é a missão da Operação Sorriso Brasil (OSB), que entre os dias 31 de maio e 8 de junho realizará um programa cirúrgico em 100 pacientes portadores de fissuras labiopalatinas no Rio de Janeiro. Para participar basta comparecer nos dias 31 de maio e 1º de junho, a partir das 8 horas da manhã, no Centro de Tratamento de Anomalias de Crânio-Faciais (CTAC), em São Francisco Xavier.

O programa tem como foco todos os pacientes fissurados do Estado do Rio de Janeiro, principalmente os oriundos de cidades do interior, onde há menos assistência. Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município podem solicitar hospedagem gratuita, oferecida pela Marinha do Brasil. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo.

— A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro é realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento, explicou o Diretor Executivo da OSB, Clóvis Brito.

Ao todo, cerca de 70 voluntários virão do mundo inteiro para a missão do Rio de Janeiro. Os colaboradores pertencem a diferentes especialidades, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, entre outros.

— A ideia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes, enfatizou a Coordenadora Nacional de Programas da OSB, Luciana Glaser.

Se você é ou conhece alguém portador de fissuras labiopalatinas não deixe de participar. A seleção dos pacientes será realizada a partir das 8h no Centro de Tratamento de Anomalias de Crânio-Faciais (CTAC), que fica na Avenida Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier. Já as cirurgias acontecerão entre os dias 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 7979-5870