terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um intercessor para o Brasil



O Beato João Paulo II será padroeiro de uma paróquia no Brasil. A notícia, confirmada recentemente, pela Santa Sé, gerou uma alegria especial no povo do Rio, pois “João de Deus”, grande incentivador da Jornada Mundial da Juventude, também se considerava um “carioca”. A Paróquia, da Arquidiocese de Juiz de Fora, terá a sua festa oficial de criação no dia 22 de outubro.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. A expectativa é que esta seja a primeira de muitas igrejas dedicadas ao saudoso Papa e que a devoção gere no coração dos cristãos, em vista da JMJ Rio 2013, um grande entusiasmo para cumprir o mandamento de Jesus Cristo, proposto pelo Papa Bento XVI para a próxima Jornada: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mateus 28, 19).

"Queridos jovens, já sabeis que o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é o que Vive! Encontrar a Jesus, amá-lo e fazê-lo amar: eis aqui a vocação cristã. Só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele, quem os amou até a morte, (João 13,1), é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade." Mensagem do Papa João Paulo II para a XVII Jornada Mundial da Juventude (25 de julho de 2002).

Oração para pedir a intercessão do Papa João Paulo II:
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica:
AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro