sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Padre Márcio: Diário de bordo


"Deus serve-se de homens e mulheres para realizar seu plano de amor. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), inspirada por Deus ao Papa João Paulo II, é um momento ímpar na vida da Igreja, que atrai todos aqueles que são o seu presente, mas também o seu futuro.

Durante a JMJ, o peregrino tem condições de enriquecer-se de tudo aquilo que pertence ao tesouro da fé. Encontra-se com outros jovens, que comungam de uma mesma crença e que superam desafios iguais ou diferentes. Todos dispostos a serem construtores de uma nova sociedade. Saem dos seus lares e deixam suas vidas cômodas para ir ao encontro d' Aquele que dá o sentido principal à sua vida: Jesus Cristo!

É nesse momento ímpar que eles entram em comunhão com a Igreja e buscam conhecer e aprofundar os fundamentos da Fé. Por isso são oferecidas catequeses em diversas línguas e durante estes encontros culturais. Sotaques e pessoas diferentes se encontram, para ouvirem, em sua própria língua, os ensinamentos da doutrina e conhecerem os seus fundamentos. Debater, trocar experiências, testemunhar... tudo isso com um único objetivo: ser fiel a Deus e à Igreja.

Mas a JMJ não é somente isso. Assim como a vida do jovem, ela é diversificada, por isso são oferecidos momentos culturais: shows musicais, cinema, teatro, etc. Todo o aspecto cultural, com um diferencial interessante: não é necessário renunciar à diversão para ser um jovem cristão. O importante é saber escolher e optar por aquilo que contribui para o seu crescimento como pessoa humana.

O encontro com os sacramentos (Eucaristia e Penitencia) fortalece e contribui para que o novo aconteça em suas vidas. Muitos encontram nesses momentos a sua verdadeira vocação e, a partir dai, dão um rumo novo à sua vida.

A JMJ é tudo isso e muito mais! Impossível, quase, descrever tudo aquilo que é e acontece durante da Jornada, diante da riqueza e da diversidade que é oferecida. Diante do que esta sendo esta experiência em Madrid e ouvindo diversos jovens de tantas partes do mundo, a grande expectativa é que o anúncio da Boa Nova chegue a todas as nações. Que como Jeremias, o profeta jovem, eles sejam dóceis ao Espírito Santo e deixem-se conduzir pelo Senhor. Hoje a palavra mais forte é: Não tenhais medo! E como disse o Beato João Paulo II: "Escancarem as portas a Cristo!".

Que nossos jovens levem para as suas terras e suas famílias os valores da fé e anunciem ao mundo a Boa Nova, sem medo e abandonados em Cristo!"

Padre Márcio Queiroz