quarta-feira, 17 de agosto de 2011

JMJ revela que jovens amam a Igreja e a liturgia



A Praça Cibeles, em Madri, na Espanha, recebeu na noite desta terça-feira, 16 de agosto, uma multidão de jovens. Talvez este pudesse ser um encontro como qualquer outro que reúne rapazes e moças vindos de todos os continentes, mas não. É um evento especial: congrega católicos de tenra idade com um profundo amor pela Igreja e um sincero respeito pela liturgia. São esses os que participam da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciada oficialmente com a celebração da missa, que foi presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Valera.

A participação dos jovens, num autêntico testemunho de fé, chamou a atenção. Mal dava para acreditar que em um ambiente em que mais de 1 milhão de jovens estavam reunidos pudesse haver profundo silêncio durante toda a celebração eucarística. Especialmente durante a proclamação do evangelho e no momento da transubstanciação, rapazes e moças do mundo inteiro se mantiveram atentos e introspectivos, mergulhados na oração.

Durante a homilia, Dom Rouco Valera, ao falar sobre o tema escolhido para esta JMJ - “Enraizados em Cristo, firmes na fé” - salientou que a juventude é o “futuro vivo da nossa Igreja e de nossos povos”. Geração essa que passa por muitas dificuldades e recebe influências positivas e negativas por todos os lados.

- Em meio à globalização, redes sociais, crise econômica... muitas vezes, os jovens, sem raízes fortes, são levados para fora do caminho da vida. Essa geração precisa, mais do que outras, de edificar-se em Cristo, enfatizou o Cardeal.

João Paulo II: “valente cristão” e modelo para os jovens

O Beato João Paulo II, o “Papa dos jovens”, que deu início aos encontros da JMJ, também foi carinhosamente lembrado.


- João Paulo II foi um valente cristão, ninguém conseguiu afastá-lo. O Papa entregou toda sua vida ao Senhor, não guardou nada para si. (...) Este Papa iniciou uma nova experiência dos Sucessores de Pedro com os jovens. Desde a primeira convocação de João Paulo II, em Roma, está sendo escrita uma bela história de três gerações que culminarão em muitas vocações, disse o presidente da celebração.

Ao término da celebração, Dom Rouco Varela pediu aos jovens que sejam solícitos com o Sumo Pontífice:

- Recebamos o Papa Bento XVI com o mesmo amor que recebemos João Paulo II. Vocês pertencem à geração Bento XVI, destacou o Cardeal.

Assista o vídeo da WebTV Redentor e veja a animação da juventude antes do início da missa: http://www.youtube.com/watch?v=EMlwe1rxSfE&feature=player_embedded#at=14

Fonte:Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro