terça-feira, 9 de agosto de 2011

Processo de beatificação de freira mineira começará em outubro


A cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, recebeu com grande alegria a notícia de que a Congregação para as Causas dos Santos aceitou o pedido para o início do processo de beatificação de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. Segundo Irmã Vânia, atual responsável pelo Carmelo São José, fundado por Madre Tereza em 16 de julho de 1962, só a licença foi recebida.

— Por enquanto só recebemos a licença. O processo de beatificação mesmo será iniciado provavelmente em outubro deste ano, disse Irmã Vânia.

A menina, batizada com o nome de Maria Luiza Rezende Marques, nasceu numa véspera do Natal e, por isso, seu pai dizia que ela havia nascido para dar glória a Deus. Maria Luiza gostava de cantar, tocar piano, escrever e estudar história.

— Ela dizia que se não fosse Carmelita seria historiadora, conta Irmã Vânia.

Aos 21 anos, Maria Luiza decidiu seguir a vida religiosa entrando para a Ordem das Carmelitas e morou em Três Pontas, na região sul do Estado, durante 43 anos de sua vida.

Madre Tereza faleceu em 14 de novembro de 2005 e, para as 19 Irmãs que vivem enclausuradas no Carmelo fundado por ela, a freira mineira deixou um exemplo de amor à vida carmelitana, à oração e à caridade.

— Nossa mãe compreendeu e praticou o mandamento de amor com perfeição, destaca Irmã Vânia.

Amável, alegre e humilde, Madre Tereza estava sempre atenta às necessidades de suas co-Irmãs do Carmelo, bem como aos pedidos de oração que a ela chegavam, fazendo dela uma pessoa muito estimada pelos fiéis da pequena cidade mineira de Três Pontas.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro