terça-feira, 2 de agosto de 2011

O OITAVO MANDAMENTO

Não apresentarás um falso testemunho contra teu próximo (Ex 20,16).
Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor (Mt 5,33).
2464 O oitavo mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha do; seu Deus, que é e quer a verdade. As ofensas à verdade exprimem, por palavras ou atos, uma recu­sa de abraçar a retidão moral: são infidelidades fundamentais a Deus e, neste sentido, minam as bases da Aliança.

2504 "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo" (Ex 20,16 Os discípulos de Cristo "revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade" (Ef 4,24).
2505 A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, dê simulação e da hipocrisia.
2506 O cristão não deve "se envergonhar de dar testemunho de Nosso Senhor" (2Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé.
2507 O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia.
2508 A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo.
2509 Toda falta cometida contra a verdade exige reparação.
2510 A regra de ouro ajuda a discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede.
2511 "O sigilo sacramental é inviolável[a65] . " Os segredos profissio­nais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas.
2512 A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. É conveniente que se imponham mo­deração e disciplina no uso dos meios de comunicação social.
2513 As artes, mas sobretudo a arte sacra, têm em vista, "por nature­za, exprimir de alguma forma nas obras humanas a beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e sua glória na medida em que não tiverem outro propósito senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações hu­manos a Deus[a66] ."

Fonte de pesquisa: Catecismo da Igreja Catolica