quarta-feira, 8 de junho de 2011

Faleceu o Monsenhor Sérgio Monteiro Saldanha


Faleceu na noite desta terça-feira, 7 de junho, aos 86 anos, o Monsenhor Sérgio Monteiro Saldanha, Pároco Emérito da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. A missa de corpo presente será às 14 horas na Basílica, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Em seguida, o enterro será no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo.

Em agosto do ano passado, ele foi nomeado Capelão de sua Santidade, recebendo o título de Monsenhor e por parte da Igreja o reconhecimento pela dedicação e serviços prestados à comunidade em 52 anos de vida sacerdotal.

De acordo com o administrador paroquial da Basília Nossa Senhora de Lourdes, Padre Valtemario Frazão, toda comunidade de Vila Isabel está muito abalada com a noticia e rezam pelo descanso do Monsenhor Sérgio, que para todos, foi um exemplo de vida e dedicação à Igreja.

- Ele foi um homem admirável, que doou quase inteiramente os 52 anos de seu sacerdócio para comunidade de Vila Isabel. Eu poderia comparar a vida dele a um Círio, pois foi se consumindo a cada dia pela Igreja e pelo povo de Deus. Monsenhor Sérgio foi um homem santo no que pude testemunhar de sua vida nesses anos de convívio com ele, disse o sacerdote.

Uma vida para Deus

Monsenhor Sérgio nasceu em 4 de abril em 1925. Antes de estudar no Seminário Arquidiocesano de São José foi diplomado na Escola Comercial. Após completar sua formação no Seminário, recebeu o segundo grau da ordem em 29 de junho de 1959, no Dia de São Pedro e São Paulo, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido.

Presidiu sua primeira celebração como sacerdote no dia 5 de julho, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, de onde foi nomeado Vigário Paroquial desde a ordenação até o ano de 1973, quando a assumiu como Pároco, no dia de seu aniversário. A nomeação foi feita pelo Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, de quem, anos depois, pôde receber o título de Cônego Honorífico.

Nascido e criado no bairro de Vila Isabel, onde permaneceu até hoje, Monsenhor Sérgio foi batizado na Igreja de São José e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí. A Primeira Comunhão aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Salette, no Catumbi. Ele vivenciou o crescimento na fé e os demais sacramentos, declarando também seu amor à Virgem Maria como congregado mariano, na mesma Paróquia da qual mais tarde se tornou Pároco.

Leanna Scal
Fonte: www.arquidiocese.org.br