domingo, 26 de junho de 2011

Corpus Christi emociona fiéis em Bonsucesso



Na última quinta-feira, dia 23 de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma teve vários motivos para celebrar. A comunidade, que realiza pela primeira vez uma Semana Eucarística, está comemorando também o Jubileu de Safira, que corresponde a 45 anos de existência. Os fiéis participaram da festa de Corpus Christi, que é considerada a maior manifestação popular a Jesus Eucarístico e, além disso, comemoraram o aniversário natalício do pároco, Padre Márcio Queiroz.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da Santa Missa, que foi celebrada na Igreja de São Tomé Apóstolo, e seguiram em procissão até a Matriz, onde foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Presidida por Padre Márcio, a Missa foi concelebrada pelo Padre Carlos Magno, que também exerce seu ministério na paróquia, juntamente com os Diáconos Vicente e Júlio César.

Durante a homilia, Padre Márcio ressaltou para os presentes que a Solenidade de Corpus Christi é um momento importante, pois é quando se valoriza e se reconhece a Eucaristia como o centro da vida.

— Celebrar Corpus Christi, é reconhecer que a Eucaristia é a força que vamos encontrar para viver todos os outros sacramentos. É perceber que o Corpo e Sangue de Cristo é o centro de nossa fé. E ao receber o Cristo Sacramentado, também nós, temos a missão de sermos discípulos missionários, por isso, temos que ser fiéis a Jesus Cristo, para que saibamos habitar nele, afirmou Padre Márcio.

Ao final da homilia, o padre ainda deixou uma palavra de ânimo e incentivo, para que os fiéis nunca se esqueçam que através de Jesus Sacramentado, todos podem cada vez mais buscar e aprender a ser semelhante a ele.

— Deixe-se consumir pela Eucaristia, para que diluído em nós, o Senhor Jesus possa percorrer todo nosso ser, para sermos nós cada vez mais semelhantes a ele, e para que ele nos faça cada vez mais filhos seus, disse o sacerdote.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração de Corpus Christi em Bonsucesso, foi à procissão realizada pelas ruas do bairro, onde a comunidade paroquial pôde testemunhar sua fé em Jesus Eucarístico. Durante o trajeto, moradores, comerciantes, transeuntes e curiosos paravam para rezar, cantar, olhar para o Senhor Jesus, que passava e abençoava a todos.

Os fiéis das Capelas de São José, São Jerônimo Emiliani, São Miguel Arcanjo, Capela do Hospital Federal de Bonsucesso, Igreja de São Tomé e da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, louvaram e adoraram a Jesus Sacramentado com mais fervor quando cantaram a música “Deixa a luz do céu entrar”, não sendo ouvido qualquer outro tipo de som na Praça das Nações, a não ser a letra da canção que diz em seu refrão: “Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar. Abre bem as portas do seu coração, e deixa a luz do céu entrar”.

Já na Igreja Matriz, uma breve Adoração foi realizada, e a benção do Santíssimo foi dada aos fiéis. No término, paroquianos de diversas pastorais e movimentos fizeram suas homenagens ao pároco, que completava mais um ano de vida. Após as palavras de carinho e afeto ao pastor que conduz a Paróquia, foi servido um jantar em comemoração pelo aniversário do mesmo, que contou com a presença não só de paroquianos, mas também de outros irmãos sacerdotes e amigos mais próximos, que vieram lhe dar um abraço e celebrar seu aniversário.

Texto: Raphael Freire
Fotos: Murilo Oliveira e Winícius Rocha