sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arquidiocese do Rio celebra a Páscoa da Justiça

Raphael Freire

Na última quarta-feira, dia 8 de junho, foi celebrada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Missa de Páscoa da Justiça. A celebração, que foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Monsenhor Sérgio Costa Couto, contou também com a presença de sacerdotes e diáconos, do Presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, além de magistrados, membros do ministério público da Procuradoria da República, Estado e Município, do conselho de contas do Estado e do Município, da Defensoria Pública, além de advogados, servidores e do público em geral.

O objetivo foi celebrar a Páscoa do Senhor Jesus, juntamente com toda a comunidade cristã, da qual fazem parte todos os desembargadores, juízes, promotores, defensores, advogados e funcionários do tribunal do Rio. Celebrada todos os anos, a Missa de Páscoa da Justiça já é algo tradicional no calendário arquidiocesano, tendo sempre como foco principal apresentar à comunidade forense a presença salvadora de Cristo.

Realizada no espaço ecumênico, a liturgia foi preparada pela Pastoral Católica do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que celebra Missas no local todas as quintas-feiras às 10h. Para o Diácono Permanente e funcionário do Tribunal há 18 anos, Jorge Silva de Souza, o trabalho que vem sendo desenvolvido tem dado muitos frutos.


— Há mais de oito anos que eu ajudo o Padre Sérgio na preparação e animação da Missa que acontece toda semana, aqui no Tribunal. É uma fidelidade que provoca frutos, pois a Santa Missa aqui é referência. Cristo vem ao local de trabalho e rezamos a ele para que as coisas aconteçam de acordo com a vontade de Deus, sempre num clima de paz, pedindo as bençãos do Pai para este lugar e para todas as pessoas que aqui trabalham em busca da justiça, disse o Diácono Jorge.

Essa foi a primeira vez que Dom Orani celebrou uma Missa no Tribunal de Justiça do Rio, desde a sua vinda para a cidade. Durante anos, a Missa de Páscoa da Justiça foi celebrada pelos Arcebispos Eméritos do Rio, Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales e Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid. O Arcebispo do Rio falou sobre a importância de celebrar a Missa Pascal no Tribunal.

— Sabemos que celebrar essa eucarística da Páscoa, aqui no Tribunal, já é uma tradição muito antiga. Agradeço ao Monsenhor Sérgio Costa, aos diáconos e às outras equipes que dão assistência religiosa para os que aqui trabalham, militam, e que por aqui passam. O ser humano tem uma abertura para o infinito, e sabemos que só encontramos as respostas para os anseios mais profundos do homem em Jesus Cristo, o mesmo que nos ajuda, e nos dá paz e tranquilidade para tomar grandes decisões, como as que são tomadas aqui no Tribunal de Justiça do Rio, disse Dom Orani.

* Fotos: Raphael Freire

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro