segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dom Orani celebra Jubileu de Safira em Bonsucesso




Raphael Freire

No último sábado, dia 25 de junho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa de encerramento da Semana Eucarística, que marcou também o Jubileu de Safira pelos 45 anos da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso. A celebração foi concelebrada pelo pároco, Padre Márcio Queiroz, e pelo Padre Carlos Magno, que também exerce seu ministério na paróquia, juntamente com os Diáconos Vicente e Júlio César.

Agradecidos a Deus pelos 45 anos de história e perseverança da comunidade, os fiéis das Capelas de São José, São Jerônimo Emiliani, São Miguel Arcanjo, Cristo Redentor, Capela do Hospital Federal de Bonsucesso, Igreja de São Tomé, e da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, compareceram a Santa Missa para acolher o Arcebispo e para rezar, pedindo ao Senhor que o trabalho missionário de levar o Evangelho a todas as pessoas, continue sendo realizado por muitos e muitos anos na Paróquia.

Dom Orani agradeceu o convite e afirmou estar feliz pelos 45 anos da Paróquia. Ele aproveitou o Evangelho do dia (Mateus 8,5-17), para relembrar o amor que os cristãos devem ter em primeiro lugar a Deus.

— Vemos hoje na TV muitos casos de casais onde o marido mata a mulher e vice-versa, tudo por que não colocam o amor de Deus em primeiro lugar no relacionamento, quebrando assim o círculo natural do homem que é amar a Deus sobre todas as coisas, disse Dom Orani.

O Arcebispo aproveitou para dizer aos presentes que a Paróquia só completou seus 45 anos, graças ao amor e dedicação de seus fiéis para com a casa de Deus. Para o pároco, Padre Márcio Queiroz, e para alguns paroquianos, a Semana Eucarística foi um momento de renovar a fé, e a presença de Dom Orani só veio confirmar o desejo da comunidade, de sempre caminhar em unidade com a Arquidiocese do Rio.

— Celebrar a Semana Eucarística é recordar a intimidade de Deus com a humanidade e a comunhão perfeita que brota da Santíssima Trindade e se reflete na Eucaristia, sacramento da Comunhão e da Unidade. Quando esta acontece dentro das celebrações dos 45 anos de criação da Paróquia, nos convida a refletir não somente sobre esta dimensão sacramental, mas nos leva a dimensão eclesial. Ter Dom Orani no encerramento é reafirmar a nossa unidade com o nosso bispo e com toda a Igreja. Adoramos, agradecemos e louvamos a Deus por tantos benefícios recebidos e pela fidelidade que desejamos manter com Deus no Santíssimo Sacramento. Sem esquecer da vocação de discípulos missionários que brota do batismo e se nutre na Eucaristia, disse Padre Márcio Queiroz.

— A Santa Missa foi emocionante. Dom Orani é muito carismático e a homilia foi uma benção. Achei muito importante a Semana Eucarística em nossa comunidade, porque ajudou a renovar não só a minha fé, mas a de todos os fiéis que participaram, disse Camila Tahan, que faz parte da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos da Paróquia.

— A Missa foi uma benção, tudo muito bonito. Dom Orani, como sempre, muito solicito e simpático, e a comunidade que compareceu em peso, deixaram a celebração ainda mais linda, afirmou Michel Soares, membro da Pascom na comunidade.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi o ofertário, onde fíeis entregaram aos celebrantes uma imagem da paróquia, os nomes das pastorais e movimentos existentes na comunidade, e 45 rosas foram depositadas aos pés da Imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Ao final da Santa Missa, as crianças da Catequese Infantil apresentaram uma dança e fizeram a coroação de Nossa Senhora. Segundo as catequistas, o intuito além de toda a temática, foi demonstrar para as crianças o quanto elas tem valor para Deus e para a Igreja.

— A Semana Eucarística foi extremamente maravilhosa. Depois de uma semana abençoada e cheia de eventos na Paróquia, nada mais gratificante que receber a benção de nosso Arcebispo. Nosso objetivo foi apresentar de forma criativa a coroação de Nossa Senhora, e demosntrar as crianças o quão importante é a participação delas em eventos da Igreja. Todas ficaram encantadas com Dom Orani, pois foi a primeira vez que elas o conheceram, contou a catequista, Bruna Felipe.

Após a coroação, Dom Orani foi presenteado com uma Imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e seguiu para a Irmandade, onde foi servido um jantar. O Arcebispo aproveitou a ocasião, para dizer algumas palavras e dar uma benção especial a equipe e aos convidados do 10º Jantar Romântico, que estava sendo promovido pelos jovens da Paróquia.

* Fotos: Camila Tahan , Raphael Belmont, Maria Eduarda e Michel Soares