quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha da Fraternidade de 2013: “Fraternidade e Juventude”

Faltando apenas dois meses para o início da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri, e com o anúncio de que o próximo país a sediar a Jornada, em 2013, poderá ser o Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coloca mais uma vez a juventude como protagonista da Campanha da Fraternidade.
Em reunião desde o dia 14 de junho, na sede da CNBB, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), escolheu como tema da Campanha da Fraternidade de 2013, “Fraternidade e Juventude”. Essa não é a primeira vez que a CNBB trata de questões ligadas aos jovens. Em 1992, a campanha trazia como emblema: “Juventude - caminho aberto”. Já o lema de 2013, só será decidido na próxima reunião do CONSEP.

Uma petição foi organizada pelo Setor Juventude da CNBB, pedindo que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, entre outros, somassem forças para solicitar aos Bispos do Brasil a aprovação da proposta. Cerca de 300 mil assinaturas foram recolhidas, devido à mobilização de jovens de todo o Brasil. A coordenadora da Pastoral da Juventude do Rio (PJ RIO), Juliana Fernandes, fala sobre a mobilização que pretende iniciar nos grupos jovens cariocas.

— Nós acolhemos com muita alegria essa decisão da CNBB de trabalhar a Campanha da Fraternidade na juventude, umas das áreas prioritárias da Igreja. Trabalhamos no recolhimento das assinaturas e estávamos esperançosos por esse olhar aos jovens. Enquanto pastoral da juventude iremos nos articular para trabalhar esse tema com os nossos grupos de base e caminharmos juntos com essa conquista, diz Juliana.

Além de outros temas, o tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo foram defendidos e apresentados pelo Setor da Mobilidade Humana da CNBB, mas não receberam votos. A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos. A campanha de 2012 falará sobre “Fraternidade e saúde pública”.

*Fotos: CNBB e arquivo pessoal.
Fonte: www.arquidiocese.org.br