terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festa da Unidade marca encerramento do Ano da Fé no Rio


O Ano da Fé será encerrado na Arquidiocese do Rio, no dia 23 de novembro, véspera da Solenidade de Cristo Rei, a partir das 13h30, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Festa da Unidade Arquidiocesana, que pretende reunir fiéis de todas as paróquias e comunidades, contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti.
O Terço da Misericórdia será recitado a partir das 15h. Também acontecerão palestras, testemunhos, adoração ao Santíssimo Sacramento e o canto do Credo. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, às 17h.
Segundo o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, a Festa da Unidade é um desejo do coração de Dom Orani para que fosse realizada uma celebração única, com a participação de fiéis de todas paróquias e comunidades, sem eventos paralelos.
“Que os fiéis de todas as paróquias e comunidades da nossa arquidiocese tenham o olhar voltado para a nossa arquidiocese, para que possamos celebrar juntos”, afirmou Dom Roque.
Dom Orani destacou que, a partir deste ano, no sábado que anteceder a Solenidade de Cristo Rei, será celebrada a Festa da Unidade.
“Todas as paróquias, capelas, movimentos e associações estão sendo convocadas para participar. Será um momento de agradecermos o dom da fé e refletirmos sobre os desafios da Igreja”, motivou o arcebispo.
Regional Leste 1
Na parte da manhã, durante a Assembleia Geral do Regional Leste 1 da CNBB, no Sumaré, acontecerá a celebração de encerramento do Ano da Fé, reunindo os bispos das dioceses do Estado do Rio de Janeiro. A missa será presidida por Dom Orani, que é presidente do Regional Leste 1, a partir das 9h, e transmitida pela Rádio Catedral FM 106,7 e RedeVida.
O Ano da Fé, que teve início em outubro de 2012, foi proclamado pelo Papa Bento XVI para marcar os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.
“O concílio se preocupa com o diálogo com o mundo. O Vaticano II nos trouxe a revitalização da Igreja, é obra do Espírito Santo, porque o Senhor não desampara seu povo. Ler os documentos do concílio nos ajuda muito porque são textos atuais”, observou o bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito.
Revitalização da fé
“O Ano da Fé foi um momento muito forte na vida da Igreja, um revitalizar na vida espiritual de toda comunidade cristã, principalmente enfocando o aspecto da formação, da vivência da fé, da retomada dos estudos do concílio, como bem falou o Papa emérito Bento XVI: “a hermenêutica da continuidade”, ou seja, a interpretação correta do Vaticano II, na linha de todos os grandes concílios que aconteceram na Igreja ao longo dos séculos, culminando com a experiência religiosa e espiritual de hoje”, avaliou Dom Luiz Henrique.
Segundo ele, a Arquidiocese do Rio foi privilegiada pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. “A manifestação de fé nesse período foi grandiosa. Até hoje nós ouvimos, com grande saudade e alegria, da parte de todos os que se envolveram, um bonito testemunho de fé”, celebrou o bispo.
Neste ano, foram realizados diversos eventos na arquidiocese, entre eles: Caminhos de Luz, celebrada no dia 2 de fevereiro, na Festa da Apresentação do Senhor, quando fiéis com velas acesas subiram as escadarias do Santuário da Penha; manhã ecumênica na arquidiocese, que reforçou o diálogo ecumênico despertado no concílio, e o Simpósio Teológico, realizado no Colégio São Bento. Aconteceram também eventos ligados ao Ano da Fé, na PUC-Rio, em paróquias, comunidades etc.
“Foram momentos muito bonitos e significativos. Foi um período bastante enriquecedor. Ao longo do ano, no jornal “Testemunho de Fé”, o professor das Escolas de Fé e Catequese Mater Eccesiae e Luz e Vida, padre Vitor Gino Finelon, nos auxiliou bastante, com textos e reflexões sobre a nossa doutrina e fé. Nossa ideia é elaborar um livrinho catequético para ajudar ainda mais os fiéis nessa boa formação”, disse Dom Luiz.
Fonte: ArqRio
UM GRUPO SAIRÁ DA PARÓQUIA .SRA. DO BONSUCESSO DE INHAÚMA NO SÁBADO ÀS 13H. PEDIMOS, AQUELES QUE PUDEREM, QUE VENHAM COM CAMISA NA COR AMARELA(PODE SER A DE VOLUNTÁRIO DA JMJ).