terça-feira, 26 de novembro de 2013

Edições Loyola lançará no Brasil A lista de Bergoglio - A história, jamais contada, agora revelada neste livro


A partir da segunda quinzena de janeiro de 2014, Edições Loyola lançará no Brasil A lista de Bergoglio, novo livro-reportagem do jornalista italiano Nello Scavo. A obra, que já conta com uma possível adaptação para o cinema e cujo prefácio é assinado pelo Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, foi lançada recentemente na Itália e em Portugal e será traduzida em oito idiomas.

Esta obra de Scavo retrata, sob o olhar de paz, piedade, compaixão e condescendência do Papa Francisco, o terror vivido na Argentina quando a ditadura eclodiu e os militares tomaram o poder. Foram 30 mil desaparecidos, 15 mil fuzilados, 500 recém-nascidos tirados de suas mães condenadas à morte pelo regime militar, e mais de 2 milhões de exilados que presenciaram o trágico golpe de 24 de março de 1976, na Argentina.

A lista de Bergoglio cobre o “Drama dos desaparecidos”, por meio de relatos de pessoas dissidentes, sindicalistas, sacerdotes, estudantes, intelectuais, crentes em Deus ou não, concedidos em entrevista a Nello Scavo. Destaca a história de pessoas salvas pelo então sacerdote jesuíta Jorge Mario Bergoglio, entre elas, o sindicalista Gonzalo Mosca, escondido no Colégio Máximo como “estudante em retiro espiritual”, posteriormente deportado para o Brasil, e relata testemunhos emocionantes de perseguidos políticos, entre eles, o do jesuíta e teólogo argentino Juan Carlos Scannone, no qual revela a estimativa da lista das pessoas (mais 100) que padre Bergoglio colocou em locais seguros.

A carta inédita escrita por Bergoglio à família do Padre Franz Jalics, um dos dois jesuítas sequestrados e torturados na Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA), também é mencionada no livro, além do encontro de Bergoglio com o almirante Emilio Eduardo Massera, para pedir a libertação imediata dos dois jesuítas detidos.

Scavo também relata a história dos três seminaristas do bispo mártir Enrique Angelelli, procurados pelo regime militar, que também foram escondidos por Bergoglio no Colégio.

Segundo o editor de Edições Loyola, Marcelo Perine, esta obra permitirá que os brasileiros desvendem os mistérios de uma história verídica que nunca foi contada.
O exemplar, que será vendido por R$ 38,00, já está disponível para reserva antecipada, pelo telefone: (11) 3385-8500 ou pelo e-mailvendas@loyola.com.br


Serviço:
Título: A lista de Bergoglio Autor: Nello Scavo
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 212
Preço: R$ 38,00