sábado, 4 de outubro de 2014

Evangelho: A volta dos setenta e dois.


Lc 10,17-24


Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho 
e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir." 


COMENTÁRIOS

O importante é viver os valores do Reino.

Os setenta e dois discípulos voltaram da missão cheios de entusiasmo. A missão havia sido um sucesso. Eles puderam ver a palavra de Jesus se realizar e o poder do Espírito Santo atuar, libertando as pessoas de seus males. Puderam fazer a experiência do poder do Senhor que agia por meio deles, prolongando o “hoje” da salvação, anunciado no discurso inaugural de Jesus, na sinagoga de Nazaré (Lc 4,21), através da vitória sobre o poder demoníaco que tira do coração do ser humano o brilho originário da criação (vv. 18-19; Ap 12,7-12; Dn 12,1-3). A alegria e o entusiasmo dos discípulos são para Jesus ocasião de ensiná-los a não se deixarem enganar pelo sucesso, seduzir pela fama ou ceder à tentação do prestígio mundano. Se isso viesse a acontecer, Satanás teria triunfado. Para não se perderem ou viverem a ilusão do sucesso, Jesus alerta que o importante é viver os valores do Reino, pois a alegria verdadeira do discípulo vem de sua comunhão com Deus (v. 20; Ex 32,32; Is 4,3). Ademais, é necessária uma profunda humildade, pois se algum bem eles fizeram, se o mal foi submetido e vencido, é porque Deus estava com eles e, como dissemos, agia por meio deles (cf. Jo 15,5).

Carlos Alberto Contieri, sj