quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Evangelho: Coerência recomendada por Jesus


Lc 11,42-46

“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 
Aí de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Aí de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber.” Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!”


COMENTÁRIOS

O amor é a plenitude da Lei.

Se em Mateus a crítica aos fariseus é feita diante das multidões e dos discípulos de Jesus (Mt 23,1), em Lucas, ela é feita na casa do fariseu que o convidou para uma refeição. Não deixa de ser impressionante a liberdade com a qual Jesus procede e diz a verdade, sem, contudo, oprimir ou diminuir quem quer que seja. Seu único intuito é levar todos a uma verdadeira e profunda conversão para que se abram ao mistério de Deus revelado em sua pessoa. A crítica de Jesus em relação à atitude dos fariseus e doutores da lei exemplifica o que significa ele ter vindo para levar a lei à sua plenitude (cf. Mt 5,7). O amor é a plenitude da Lei. Quem ama a Deus e ao próximo, cumpre plenamente a Lei (cf. Lc 10,25-37). A crítica que Jesus, no evangelho de Marcos, faz aos fariseus cabe perfeitamente aqui: “Abandonais o mandamento de Deus apegando-vos à tradição dos homens” (Mc 7,8). Jesus afirma a primazia do amor sobre qualquer outro mandamento, pois, como dissemos acima, o amor é a plenitude da Lei; ele é a origem da Lei e é para ele que toda a Lei tende. Por essa razão, a prática da lei não pode, como princípio, visar, em primeiro lugar, o bem de quem a pratica; isso seria hipocrisia.

Carlos Alberto Contieri, sj