quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Evangelho: Pedi e vos será dado...

Lc 11,5-13


E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. E se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

COMENTÁRIOS

Perseverar na súplica.

A parábola, fora do seu contexto, se oferece às mais variadas interpretações. A parábola está estritamente ligada ao tema do específico da oração cristã. Ela exemplifica a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos. Tomada no seu conjunto, a parábola exorta à necessidade de perseverar na súplica por aquilo que é essencial para a vida cristã e humana. Em primeiro lugar, a parábola revela algo de Deus: Deus é muito mais generoso e disponível do que um amigo que socorre o outro ou um pai de família que supre as necessidades dos seus filhos. A perseverança na súplica, requerida do discípulo, é importante, pois somente Deus pode dar aos seus filhos o que realmente precisam. Tudo o que é bom, é dom de Deus. A súplica, no entanto, exige a confiança de ser atendido (vv. 9-10). Mas cabe observar que na súplica a Deus confessamos nossa miséria, isto é, não podemos nos dar o que suplicamos, nem sabemos se o que pedimos é o que Deus quer, efetivamente, nos dar. É preciso abertura para receber não somente o que pedimos, mas o que Deus tem a nos dar. No entanto, na oração do cristão há uma súplica que se impõe como característica de sua relação filial com Deus e à qual podemos ter a certeza de sermos atendidos: a súplica pelo Espírito Santo.

Carlos Alberto Contieri, sj