segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nossa Senhora do Bonsucesso - 29 de Outubro


Nossa Senhora está com o Menino Jesus recém-nascido e nu, deitado em seus braços.
Inicialmente a Virgem do Bom Sucesso era invocada para proporcionar aos seus devotos uma boa morte, pois o maior sucesso, desejado por todos, era a salvação eterna. Com a finalidade de implorar o seu auxílio nos últimos momentos, foi fundada em Portugal, no século XVI, uma irmandade, cuja protetora era Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Agonizantes.
No início do século seguinte, por volta de 1637, veio para o Rio de Janeiro o padre Miguel Costa, muito devoto da Senhora do Bom Sucesso. Não querendo separar-se da Padroeira, o sacerdote trouxe uma imagem desta Santa e colocou-a na Capela da Santa Casa de Misericórdia. Desejando ver sua Protetora servida com toda a veneração e culto, o padre Miguel conseguiu reunir fiéis e construir, ao lado do hospital, uma capela em honra da Virgem do Bom Sucesso, que posteriormente se tornou a padroeira da Santa Casa.
Esta devoção foi levada para Minas Gerais pelo padre Faria Fialho, descobridor das minas de Ouro Preto e se espalhou pela região aurífera. Hoje existem cerca de 17 igrejas a Ela dedicadas. No entanto Nossa Senhora passou também a ser invocada para o bom sucesso do parto, numa época em que a medicina era muito atrasada, assim como para os bens temporais, pois com a sua proteção o padre Faria encontrou os veios auríferos de Vila Rica.

Convidamos a todos para participar da missa em ação de graças pelo dia de nossa Padroeira hoje às 19h30min. Rua Olga - 21, Bonsucesso. Maiores informações: 2260-4511.

Fonte: Livro Nossa Senhora – Invocações da Virgem Maria.