terça-feira, 2 de outubro de 2012

Halleluya: 20 mil jovens plenos da alegria de Deus

Raphael Freire 

Um final de semana de alegria plena e permanente em Deus. Esta foi a experiência vivenciada pelos 20 mil jovens que participaram do Festival Halleluya, realizado nos dias 29 e 30 de setembro, na Quinta da Boa Vista. Em sua segunda edição na Cidade Maravilhosa, o Festival, que é uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude, trouxe esperança aos corações dos jovens reafirmando que é possível, sim, construir a paz e desenvolver a cultura da vida na cidade do Rio de Janeiro.

O Fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, fez a abertura oficial do segundo dia do Festival, 30 de setembro, destacando a unidade da juventude e a importância de, juntos, neste período de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), participarem da Celebração Eucarística.

— Neste espírito de fé, confiança e oração, nós estamos caminhando e nos preparando para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada aqui no Rio de Janeiro em julho de 2013. Estamos todos juntos, num só coração, numa só fé, como Igreja, reunidos aqui na Quinta da Boa Vista celebrando a Eucaristia, a festa do Dia do Senhor. E damos graças pelo Halleluya, festival que a Comunidade Católica Shalom, junto com a Arquidiocese do Rio, realiza no dia de hoje, onde se revela o rosto jovem, o rosto vivo da Igreja. (...) Nesta preparação para a JMJ Rio2013, nós, todos juntos, em torno desta mesa, em torno do pastor desta Arquidiocese, Dom Orani João Tempesta, queremos celebrar a Eucaristia. Neste altar, nós nos encontraremos com Cristo, que se dá a nós pela sua Palavra, com Cristo, que se dá a nós pela sua Paixão, morte e ressurreição, com Cristo, que se oferece como alimento pela nossa vida. Por isso, vamos iniciar o Halleluya, neste domingo, com os nossos corações abertos, cheios de expectativa e de fé, celebrando a Ressurreição do Senhor, frisou Moisés.

Presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a Missa foi concelebrada pelo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, e por demais sacerdotes. Nas intenções da celebração, além da Ação de Graças pelo Festival e pela JMJ Rio2013, Dom Orani convidou a juventude a elevar uma prece especial pela vida e pelo legado de Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e Presidente do INBRAC - Rede Vida de Televisão, que retornou à casa do Pai no último sábado, dia 29 de setembro.

— Com esta Eucaristia, nós queremos colocar no altar do Senhor todas as intenções desta segunda edição do Halleluya, aqui no Rio de Janeiro. Este evento está sendo também uma preparação dos nossos jovens para a Jornada Mundial da Juventude, além de ser um momento de encontro com Cristo e com o irmão. Agradecemos à Comunidade Shalom por realizar este belo festival e queremos bendizer ao Senhor por esta oportunidade que já marca o Rio de Janeiro, este lugar que será o santuário mundial da juventude em 2013. E que, daqui pra frente, nós possamos ter sempre aqui o Halleluya como um evento dos jovens dessa região. (...) Gostaria de recordar de maneira especial Dom Antônio Maria Mucciolo, um irmão muito querido, que voltou ao Pai ontem, no dia dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Dia também que o Santo Padre escolheu para anunciar ao mundo o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais – “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Queremos agradecer e bendizer a Deus pelo trabalho desenvolvido por Dom Antônio e ressaltar que a história da comunicação católica no Brasil não poderá ser escrita sem a presença, o trabalho e a missão que ele realizou, e nós queremos pedir a Deus pelo seu repouso eterno, disse o Arcebispo.



Silêncio, contrição. Essas foram as marcas da Missa realizada no domingo, no Festival Halleluya. A participação dos jovens foi marcante. Em sua homilia, Dom Orani ressaltou que a Palavra de Deus convida a todos a viverem a radicalidade da vida cristã. Nesse sentido, conclamou os presentes a renunciarem àquilo que os leva a pecar.

— Devemos testemunhar a radicalidade da vida cristã, sem denegrir e ferir o outro, mas mostrar que é possível viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Palavra de hoje é esse convite para que, nessa transformação de nossa sociedade, nós saibamos viver essa radicalidade da vida cristã, que deve nos levar a anunciar que vale a pena, sim, viver em Cristo e que é por Ele que nós vivemos. (...) Sabemos que o jovem é aquele que no presente e futuro tem a missão de olhar para a sociedade. Esse mundo novo, baseado no encontro com Jesus Cristo, nos faz livres e novos para testemunharmos um mundo novo e construirmos a civilização do amor, afirmou Dom Orani.

Alegria que só Deus pode dar

Shows, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops, cursos e ações sociais fizeram parte da programação do evento, que trouxe como novidade a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento, com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19) –, do qual participaram artistas que se apresentaram nos dois dias do festival.



A atração inicial no segundo dia do Halleluya Rio foi a cantora carioca Olivia Ferreira, uma das cinco personalidades católicas escolhidas para interpretar o Hino da JMJ Rio2013. Os cantores católicos Cosme, Dunga e Davidson Silva também se apresentaram no Festival, assim como a banda Alto Louvor, que faz parte da Comunidade Shalom e participou do evento pela segunda vez.

— Os jovens que estão aqui têm a oportunidade de alcançar uma alegria que só Deus pode nos dar. Estar aqui é perceber Deus tocando em nossos corações, nos dando um coração alegre e verdadeiro. O maior legado que a JMJ Rio2013 pode trazer aos jovens é a descoberta de ser feliz na presença de Deus. Enfim, eles têm que entender que a JMJ nos trará a paz e o viver em Deus, porque ser de Deus é bom demais, destacou o cantor Cosme.
Profunda vida de oração marcada pela ação do Espírito Santo
Quatro workshops sobre as artes na Igreja também foram ministrados no Festival. Foram eles: música e liturgia, com integrantes da banda Missionário Shalom; técnica vocal, com a cantora Olívia Ferreira; espiritualidade do ministro de música, com a cantora Suely Façanha, e unção e uso dos carismas na arte, com o cantor Davidson Silva.

Além da programação cultural e dos workshops, o Halleluya Rio 2012 também contou com momentos de formação que trabalharam temas atuais ligados à juventude. Foram quatro cursos e uma mesa redonda: "Coragem de ser Católico – Ousadia e alegria na vivência da fé católica hoje", “Tudo e mais um pouco sobre a JMJ”, “10 motivos para defender a vida” e “Curado para o amor”. A mesa redonda terá como tema a JMJ Rio2013.

De acordo com a Coordenadora de Cursos do Festival Halleluya, Hannele Boell, o objetivo foi conhecer a JMJ, tirar dúvidas, trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.



— Os cursos foram pensados com o objetivo de levar o jovem a questionar a sua vida, diante dos desafios apresentados a ele neste tempo histórico. Atualmente, viver a fé de forma coerente e fiel aos valores do Evangelho é desafiante para todo católico. Inseridos nesta sociedade como sal e luz, os cristãos devem revestir-se da virtude da coragem para enfrentar as dificuldades que desafiam a sua fidelidade a Jesus Cristo. Algumas características de um cristão que busca crescer nessa virtude são a busca pela santidade, a radicalidade evangélica, a violência de coração, a ousadia (“parresia”) e uma profunda vida de oração marcada pela ação do Espírito Santo, tal qual os Apóstolos no dia de Pentecostes, contou Hannele.

A JMJ Rio2013 no Halleluya

Dentre os diversos estandes expostos no Festival Halleluya, o da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) foi um dos mais visitados. Jovens, adultos, crianças, idosos, famílias, religiosos, sacerdotes... Todos buscavam informações sobre a grande peregrinação de jovens do mundo inteiro com o Papa Bento XVI, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Além disso, os visitantes do estande também puderam se cadastrar para serem voluntários ou famílias acolhedoras daqueles que virão à cidade no próximo ano para participar do encontro.

— Nós estamos aqui para divulgar esse grande evento e mostrar para as pessoas que ainda não sabem como funciona o que é verdadeiramente uma Jornada Mundial da Juventude. Além disso, também estamos cadastrando voluntários e famílias acolhedoras. O estande está bem animado, os voluntários estão aqui ajudando com todo amor e dedicação, mostrando verdadeiramente o que será a Jornada aqui no Rio. Já temos, até o momento, nesse segundo dia de Festival, uma média de mil pessoas cadastradas para serem voluntárias, contou a Assessora do Setor de Hospedagem do Comitê Organizador Local (COL) Isadora Baptista.
A Igreja trabalhando a pessoa de uma forma integral
A promoção humana e social também foi uma marca do Festival Halleluya. Em parceria com o projeto “Ação de Amor do Cristo Redentor”, foram oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos, atividade física, riscos do tabagismo, álcool e drogas, nutrição, saúde bucal, teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros.



A ação aconteceu das 13h às 17h30min, nos dois dias de evento, e os serviços realizados em parceira com a Universidade Veiga de Almeida (UVA); Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT); Instituto Reciclarx; Prefeitura Municipal; Coordenadoria de Dependência Química; e Grupo dos Psicólogos Católicos, foram oferecidos gratuitamente.

— Realizar o “Ação de Amor” no Halleluya, para nós, é uma emoção e uma alegria, principalmente porque é a Igreja trabalhando a pessoa de uma forma integral. Aqui, nós trabalhamos a pessoa na evangelização, na confissão, mas a ação social vem também para dar esse toque humano ao evento. Nós nos preocupamos com as pessoas, com a sua saúde, com a orientação da cidadania. Então, para nós, a “Ação de Amor” completa essa experiência do evangelizado, do homem completo que precisa ser considerado num todo, explicou a Coordenadora do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, Silvia Helena Gonzaga.
Ação de evangelização semanal no Cristo Redentor
Ao final da Missa, Dom Orani lançou a ação de evangelização semanal da Comunidade Católica Shalom no Santuário do Cristo Redentor. A evangelização, que acontecia todo dia 12 de cada mês, agora será realizada em todos os finais de semana, a partir de outubro, o mês das Missões.

Os missionários da Comunidade Shalom irão fazer a evangelização de pessoa a pessoa, com intercessão e oração do Rosário em várias línguas, aos pés do Cristo Redentor. Também haverá a evangelização através da arte, com diversas atividades, como a realização de esquetes. Segundo a coordenadora da ação, Karliany Moura, um dos objetivos da ação será que os visitantes descubram que o Cristo Redentor é um santuário e não apenas um ponto turístico.

— Os jovens explicarão, levarão as pessoas a conhecerem a capela do Cristo Redentor e também, se a pessoa quiser, pegarão seu e-mail para manter contato com ela, disse.



De acordo com o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, a ação vai mostrar de maneira concreta que o Cristo está de braços abertos para acolher a todos.

— Para nós, a Jornada já começou. Então, cada pessoa que passar por nossa cidade vai ser acolhida por esse clima maravilhoso de paz, de alegria e de entusiasmo. É uma juventude que está bem disposta para poder trabalhar em unidade com as demais atividades pastorais que já existem no alto do Cristo Redentor. Vamos fazer do santuário um lugar mais do que especial. De braços abertos, o Cristo está e a juventude católica também, destacou o sacerdote.

* Colaboração: Andréia Gripp e Comunidade Católica Shalom

* Fotos: Antônio Marcos